Estágio | Farmácia de Manipulação

|| ||

OOOI Gente!! E ai? Tudo bom com vocês? 
    Hoje eu vim falar de uma coisa que eu queria muuito comentar no blog, mas como ainda não tinha experiência o suficiente, resolvi esperar um pouco para poder finalmente trazer algo bem legal pra vocês.
    Já falei aqui no blog que eu estou concluindo o curso técnico em química, e agora que eu estou no último ano, o estágio obrigatório apertou. Não foi fácil conseguir local pra estagiar e tenho muitos colegas de sala que ainda não estão estagiando e correm o risco de não pegar o diploma esse ano. Mas enfim, isso é assunto pra outra postagem, e hoje eu vou contar sobre o que rola em uma farmácia de manipulação. 

Sala de Paramentação 

É aqui que tudo começa a acontecer. Antes de ter contato com o laboratório e as matérias, nós entramos em uma sala pequena, onde trocamos os sapatos e colocamos nossos equipamentos de proteção individual (EPI). A sala de paramentação da minha farmácia exige que deixemos um par de tênis de uso exclusivo para o laboratório, para assim evitar uma contaminação maior.

Sala de Sólidos
    Aqui é a parte onde se tem mais trabalho em uma farmácia de manipulação. A demanda de pedidos é bem extensa e raramente á falta de pedidos. Lá nos manipulamos todos os tipos de remédios que vocês imaginarem, e o mais engraçado é a forma original de cada componente que compõe um remédio. Tem remédios que tem cheiro de chá, e outros com cheiro de sopa... É bem engraçado sabe?

Encapsuladora
    Essa belezinha que vai auxiliar na hora de colocar todo o remédio dentro das cápsulas. Em cada furinho desse você põe uma cápsula e depois de colocar a quantidade necessária você vai retirar a tampa dela, preencher com o remédio. Depois disso você abaixa esses pauzinhos e tampa as cápsulas. 
É meio difícil explicar isso pra vocês, mas da pra ter uma ideia não é? 
    Esses furinhos remetem ao tamanho das cápsulas, cada cápsula varia seu tamanho, a maior delas é a 000 e a menor delas é a 5. 


Potes, rótulos, etiquetas 


    Depois de manipulado os remédios, nós temos uma ordem, onde vai mostrar qual pote ela deve ser colocada, o rótulo contendo informações sobre o produto, e as etiquetas que são as famosas tarjas (preta, vermelha), indicação da quantidade de cápsulas que devem ser tomadas, etc. 

Sala de Líquidos 

    Eu ainda não tive nenhuma experiência nessa área. Essa parte é onde se manipula remédios de origem líquida (obviamente), como cremes, hidratantes, shampoo, xaropes, dentre outros. 

Sala de Embalagens

    Nessa sala você encontra todos os tipos, formas, tamanho, e cores de embalagens que você precisar usar. 

Sala de Matérias 

     É a sala do perigo. Aqui você encontra todas as matérias "primas" dos remédios. Elas são todas catalogadas e a a sala tem que se manter em uma certa temperatura. A responsável sempre passa lá para deixar arquivado o dia, a hora e a temperatura que a sala se encontrava naquele momento. Lá dentro também tem um frigobar onde as matérias e produtos finais que não podem ser armazenadas em temperatura ambiente, se mantem refrigeradas. 

Controle de Qualidade

    Nessa sala é onde a pessoa responsável vai realizar a pesagem das cápsulas/cremes, a visualização do aspecto final do produto, e fazer a anotação de todos os resultados obtidos em uma tabela, e estes mesmos arquivos são salvos e ficam lá pra devidos incidentes que possam acontecer. Ah, e é apenas que lá que vai ocorrer o lacramento do produto.

Final

Após passar pelo controle de qualidade, as cápsulas são finalmente "despachadas", e ficam lá quietinhas esperando seu dono buscar elas. 
______

Como estagiária eu encapsulo, reponho as cápsulas e as embalagens do laboratório. Também somos responsáveis pela lavagem dos equipamentos e do laboratório em si.  

x

É isso galera. Vai fazer quase 4 semanas que estou trabalhando e eu não tenho do que reclamar lá da farmácia. As pessoas com quem trabalho são sempre bem humoradas e tranquilas, então eu realmente não tenho nada do que reclamar de lá. Para uma pessoa que não pretende se envolver na área, eu continuaria tranquilamente trabalhando em uma farmácia de manipulação. /Até porque técnicos em química podem HAHA! / 

E ai? Vocês tinham alguma ideia de como era dentro de uma farmácia de manipulação? Conta aí :* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♡ Oi tudo bom? Você vai comentar? YAY, Muito obrigada pelo seu comentário :3 ♡
♡ E se você gosta de kaomojis, então aqui alguns que você pode usar:
\(*T▽T*)/ ≖‿≖ ʘ‿ʘ ☆ミ(o*・ω・)ノ (⁀ ᗢ ⁀) (= ^ _ ^ =) (●´∀`●) (◕ᴗ◕✿) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (  ゜Д゜)⊃旦 (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ ლ(́◉◞౪◟◉‵ლ) ヾ(^∇^) ( ゚▽゚)/ ( ^_^)/ ( ´ ▽ ` )ノ (ノ´∀`*)ノ ヾ(´・ω・`) ☆ミ(o*・ω・)ノ \(^▽^*) (*^▽^)/ ( ̄▽ ̄)ノ ヾ(-_-;) ヾ( ‘ – ‘*) ヾ(@⌒ー⌒@)ノ 【・_・?】ಥ_ಥ (✖╭╮✖) \(★´−`)人(´▽`★)/(*^ω^)人(^ω^*) (〜 ̄▽ ̄)〜