As desvantagens de ser a caçula da família

|| ||

Eu provavelmente nunca falei aqui no blog, mas eu sou a caçula da minha família - da parte mais próxima da família - e hoje, exatamente nesse momento em que eu estou escrevendo isso eu fiz uma pequena descoberta, que as mesmas responsabilidades que caem para os mais velhos da família, ela se aplica ao mais novo. No meu caso, a mim.

É tudo uma questão de ponto de vista, quem não é da família e não sabe dos problemas internos apenas vai dizer: "Ah, você é a caçula. Deve ser muito mimada hein?!" Mas a questão é que, mimos acontecem só quando você é criança, depois que você atinge certa idade, esses mimos viram críticas e comentários chatos de se ouvir.

Pois bem, ultimamente devido a reforma na cozinha da minha casa, eu ando tendo que fazer visitas mais frequentes a casa da minha avó, e por ser a casa da minha avó ela sempre fica lotada. Tios, primos, madrinhas, o que acaba gerando comentários 100% direcionados a mim. 

Eu não vou mentir não, eu acho muito chato isso, porque todo mundo quer sempre opinar sobre qualquer coisa que eu falo, pelo fato talvez de acharem que por eu ser mais nova, eu não tenho direito algum de opinião a nada. Por favor, eu tenho 18 anos, se eu não tiver opinião para qualquer coisa que seja, no mínimo eu sou uma preguiçosa encostada. 


A pior parte de ser a caçula, quando já está crescidinha é porque todo mundo quer opinar sobre o futuro profissional. Eu não quero ser advogada, médica, engenheira, química. Eu não tenho vocação alguma para nenhuma dessas profissões. Eu sei mexer com computares e é isso. Porque diabos eu iria então dedicar anos da minha vida para me formar em química? Eu já dediquei 4 anos da minha vida me formando em um curso que eu não queria, apenas para agradar minha família. Está mais do que na hora de eu me agradar. 

Não estou sendo mal agradecida nem nada, mas eu quero der direito a voz. Sério mesmo, eu não posso começar a falar nada que todo mundo quer me cortar e dar suas opiniões que na maioria das vezes não me interessam. É pedir demais que as pessoas me ouçam ao menos uma vez? 


Outra coisa que me enche o saco, é falar sobre vestibular. Eu já cansei de explicar para todo mundo que fazer um ensino médio técnico, não te dá base NENHUMA para vestibular. As outras escolas - independente de serem particulares/públicas -  dão uma base, mas eu não tive nenhuma. É claro que por exemplo questões relacionadas a química eu tive mais facilidade, mas e quanto as outras?
Além de jogarem mil pedras sobre mim, julgam o curso que eu escolhi. Eu estou 100% nem aí se a filha da fulana passou em medicina, passou em agronomia, passou em química. Eu não gosto disso, e isso não me interessa.


O erro de todo mundo é achar que porque eu estou trancada no quarto, de frente ao computador e não esteja fazendo nada de produtivo. Enquanto todo mundo acha que eu estou vendo desenhos, e lendo coisas fúteis, eu estou procurando formas gratuitas - para não incomodar ninguém - de aprender coisas novas, bem como procurando um emprego, dicas para emagrecer e formas para eu melhorar e crescer profissionalmente no ambiente que eu escolhi.

Todo mundo me julga com um pré-conceito enorme, apenas pelo nome do meu curso, ou por algo que eu estou fazendo, mas que ninguém na realidade sabe, além é claro dos comentários maldosos que me deixam para baixo, acabam com minha auto-estima e as vezes me fazem chorar.

Ser o caçula da família não é bom como dizem, ainda mais quando você carrega o mundo nas costas e parece que todos estão dispostos a fechar os olhos para não ver.

10 comentários:

  1. Konnichiwa!!
    :O...
    Nossa e muito difícil, é frustrante as pessoas estarem sempre nos empurrando suas vontades, né? Embora eu seja filha mais velha, entendo bem o que quer dizer. Viver como você tem que ser espelho também não e fácil. No final independe de caçulas, a filhos mais velhos todos sofre por preções diferenciadas.
    Não existe sucesso aonde não conseguimos por esforço. Não da para pro esforço em algo que não e do nosso interesse, né? Então e por isso que temos que encontrar o nosso próprio caminho, não adianta falatórios alheios. No final quem vai viver nossas vidas, e apenas nos mesmo.
    Então apenas respire fundo e siga ao horizonte que ame, aonde vai se encontrar dia pois dia, aonde você possa por seu esforço nisso. E os outros? Se for mais velhos apenas prestamos nossos respeito, ouvindo e depois mostramos que somos capaz de ter sucesso em caminhos diferentes.
    Kissu :**
    www.watashinosekaibykrol.com
    www.himekawaii.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Tanto os mais velhos, quanto os mais novos acabam pegando essa pressão toda. É realmente frustrante as pessoas não darem ouvidos e apenas apresentar energias negativas com o que você sonha.
      E é como você disse, além de não dar para colocar esforço nisso, é ate mesmo ridiculo fazer isso só porque alguém quer.
      É exatamente isso mesmo, no fim quem vive nossa vida é a gente, e quem precisa vivê-la somos nós.

      Excluir
  2. Lembra do teu comentário no meu post do Liebster Award ? Aquele sobre se identificar muito com os fatos, pois bem, estou experimentando essa sensação agora mesmo. Sou o caçula da minha família, estou no ensino médio técnico em um curso que não gosto também. A única diferença na minha história é que minha família, as pessoas mais próximas, me dão muito apoio. Eu entrei no ensino médio técnico porque até ali eu não tinha ideia do que fazer, foi como um teste, hoje eu sei o que eu quero e como chegar lá, e tenho a sorte de ser apoiado por as pessoas que eu mais amo.

    Um comentário talvez não ajude, mas como eu sempre tento ajudar aqui vai. Se você sabe o que está fazendo agora e sabe o que quer fazer depois então os comentários não importam, afinal você dará um jeito de carregar esse peso, até que um ele se torne leve como uma pluma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHAUHA, agora então você me entende ao ler as coisas se identificar com as coisas. Eu já vivi essa parte de estudar o que não gosta, e sério só não foi uma experiência ainda pior, porque tive muitos amigos que me ajudaram então consegui passar de ano. (Simplesmente passei mesmo, porque não aprendi nada da química avançada u-u). Eu fui influenciada a entrar porque de acordo com todo mundo Química dava dinheiro, mas depois de um tempo eu vi que não era aquilo. Bom, de toda forma você tem sorte de ter esse apoio u.u então apenas vá fundo.
      Uhum, a questão final é simplesmente entrar de cabeça naquilo que você acredita ser o melhor, e então mostrar para todo mundo o quão bom você pode ser fazendo aquilo. É isso que devemos fazer para nos realizar e entao o peso, como você disse talvez fique inexistente.

      Excluir
  3. Oi Giu! Eu não conhecia teu blog até você comentar lá no TF e pedir a afiliação <3 Seu blog já está na listinha ok? muito obrigada de verdade meeeesmo por acompanhar o blog.

    Olha eu sou a mais velha (só tenho um irmão) e eu sempre tive uma responsabilidade imensa desde criança, e até hoje, por ter 17 anos todo mundo também quer opinar em tudo que eu tenho que fazer, qual curso eu devia ter escolhido (não foi atoa, escolhi o curso de física por impulso de tanto que meus pais queriam que eu entrasse pra faculdade) e meu grande sonho também é na area de computadores, é minha paixão de verdade ♥ Atualmente eu estou até pensando em largar a faculdade e me dedicar ao que realmente gosto, cansei de agradar aos outros e ficar sempre infeliz.

    Só te digo para não dar ouvidos a essas pessoas (por mais que sejam da família) a gente não pode ser 100% do que eles querem, é uma fase muito difícil que temos em comum, boa parte julgam mesmo a gente por "disperdisçarmos" nosso tempo, sendo que não é verdade, eu também passo quase todo o meu dia em frente ao computador fazendo o possível para fazer algo "útil". Estamos juntas nessa.

    Küsses

    Visite o Teens Forever :3 || Participe da pesquisa de público

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glei ♥ Haha, muito obrigada viu? É um prazer pra mim poder me afiliar a um blog tão legal quanto o seu. u.u de verdade, não precisa agradecer, é um prazer te acompanhar.
      De certa forma, ambos caçulas e mais velhos acabam sofrendo com isso.. É um responsabilidade grande, ainda mais no seu caso que você tem irmão, uma vez que deve ser o "modelo" de pessoa para ele. Meu deus, e você ainda faz física pra agradar seus pais, sério eu não dava conta jamais UHAUHA.. Eu acho que você tinha que seguir o que você gosta e vê prazer em fazer.. Porque a vida é sua, e se você fizer o que gosta bem feito, ninguém vai tirar esse talento de você.
      E é isso ai, você ta com toda razão. Ás vezes as pessoas tem que entender que nós não temos a mesma cabeça que eles tinham e que nem sempre os sonhos deles serão os nossos.
      Tamo junta. u.u/
      Beijãooo♥

      Excluir
  4. Olá! :3 Como vai?
    Sempre achei que as desvantagens de ser a caçula era ser cobrada demais. Uma cobrança desnecessária que eu não tinha visto ser feita para minha irmã. E como você falou, essas perguntas chatas, essa cobrança que pressiona e o pior de todos! Os pais ficarem no pé. Eu odeio isso, e sei que isso é só para mim. (que infelizmente sou a caçula também...)
    Não sei se com você é assim, mais (pelo menos os meus pais rs) tentam fazer de mim, oque eles queriam que minha irmã fosse, ou o que o filho de fulano é. Querem que eu seja médica porque fulano também é. E não conseguem entender que ninguém é igual a ninguém, e muitas vezes, como você havia dito, fazemos as coisas para agradá-los e não pensamos em agradar a nós mesmos.Cada dia que passa a gente vê que é impossível agradar a todo mundo, ou até mesmo agradar a uma pessoa só kkkkkk xD
    Independente do curso que você decidiu cursar, dê o seu melhor, se divirta fazendo o que gosta e tire coisas boas disso. Se é oque você sempre quis e é seu sonho, tenho certeza que será a melhor naquilo que escolheu fazer! Então eles não terão do que reclamar kkkkkkkk

    Não sei da onde tiraram que ser a caçula é bom e.e Já foi bom... Quando eu tinha uns 10 anos. Depois disso.....
    Beijão ~

    sonho-oriental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tay! To bm e você?
      E com certeza essa é a maior desvantagem, ainda mais para as caçulas que estão nascendo hoje em dia. O dinheiro mexe com o psicológico das pessoas mais velhas que visam uma estabilidade duradoura, e em troca cobram isso sempre dos filhos colocando em primeiro patamar cursos de elite. E então cobram isso da gente.
      Sim, minha família em geral cobra muito isso de mim. Querem que eu faça química, porque fulana fez e está ganhando muito bem. Querem que eu faça direito porque é curso que da dinheiro. Sempre querendo que eu seja algo que é impossível de eu ser. Se a gente for pensar em agradar todo mundo, nós vamos acabar nos esquecendo de quem realmente somos.
      UEUHEUHE, é exatamente isso. No curso que é de meu interesse, eu vou me dedicar 1000%, afinal de contas é algo que eu gosto e que quero aprender, e isso vale para muitos outros aspectos da nossa vida.
      É verdade, ser caçula já foi bom quando eu tinha uns 10 anos, hoje em dia passa longe disso kk!
      Beijooooooão♥

      Excluir
  5. Eu também sou a caçula da família e pra piorar a unica garota...
    minha família me reprime muito na questão de emprego, eu gosto muito de pintar o cabelo de cores "exóticas" quero fazer tatuagem e uso alargador, eles acham que só por conta disso não irei conseguir nenhum trabalho e que isso e aquilo.
    Em questão a faculdade que quero ninguém se importa muito então um problema a menos :3

    Nuvem Imáginaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu deus, você me entende ç.ç
      Nossa se tem coisa pior do que ficar colocando pressão pra fazer algum curso, é ficar medindo o que você faz com o seu corpo. Por favor, é só as pessoas verem o jornal. Um cara tatuado, com pircing da as noticias na Globo. Tatuagem, cor de cabelo, brincos, não rotuam ninguém.
      u.u faça o que você quiser, se você for boa nisso, você vai ser recompensada. Tatua mesmo, pinta mesmo. É o que rola ♥

      Excluir

♡ Oi tudo bom? Você vai comentar? YAY, Muito obrigada pelo seu comentário :3 ♡
♡ E se você gosta de kaomojis, então aqui alguns que você pode usar:
\(*T▽T*)/ ≖‿≖ ʘ‿ʘ ☆ミ(o*・ω・)ノ (⁀ ᗢ ⁀) (= ^ _ ^ =) (●´∀`●) (◕ᴗ◕✿) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (  ゜Д゜)⊃旦 (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ ლ(́◉◞౪◟◉‵ლ) ヾ(^∇^) ( ゚▽゚)/ ( ^_^)/ ( ´ ▽ ` )ノ (ノ´∀`*)ノ ヾ(´・ω・`) ☆ミ(o*・ω・)ノ \(^▽^*) (*^▽^)/ ( ̄▽ ̄)ノ ヾ(-_-;) ヾ( ‘ – ‘*) ヾ(@⌒ー⌒@)ノ 【・_・?】ಥ_ಥ (✖╭╮✖) \(★´−`)人(´▽`★)/(*^ω^)人(^ω^*) (〜 ̄▽ ̄)〜