Fotofobia não é medo de fotos

|| ||

Desculpa a sumida gente, fui abduzida por aliens. Tá, eu não fui abduzida por aliens. Mas foi quase que isso.  Enfim, deixemos essa explicação para outra hora, e vamos falar sobre um fato que descobri a semanas atrás: Eu tenho Fotofobia. E não, não é medo de fotos. 

Meu óculos estava só pedindo a misericórdia, então aproveitei pra fazer uma exame de rotina, pra ver como anda o meu grau. E eis o diagnóstico: astigmatismo e fotofobia. No primeiro momento eu tava agoniada sentada na cadeira morrendo porque o médico colocou uma luz no meu olho e eu fiquei cega uns 2 minutos (não literalmente, mas eu não tava vendo tudo distorcido), mas depois a minha reação foi: Isso explica muita coisa. 
FOTOFOBIA
Fotofobia é o nome dado a sensibilidade excessiva à claridade e a luz solar. Tal sensibilidade ocorre quando as células fotossensíveis da retina recusam o excesso de luz e provoca o desconforto. A fotofobia normalmente ocorre como manifestação de algum problema ocular resultante de doenças, inflamatórias, congênitas, infecciosas, alergias e por cicatrizes provenientes das alergias. O problema ocular que mais ocorre e provoca a fotofobia é o astigmatismo, distúrbio caracterizado pela alteração do formato circular da córnea.

Porque isso explica muita coisa? Bom vamos por algumas coisas que eu passei a reparar e pensar depois desse diagnóstico: 

• Eu particularmente nunca usei o brilho do celular/computador no máximo. Eu sempre diminuo em um tanto que possa ficar confortável para eu ler com ou sem óculos.

• Em locais muito iluminados ou com muitas luzes (shopping, cinema (3D principalmente)), minha cabeça dói muito se eu não estiver usando óculos.  

• Sustentar o olhar em locais ensolarados, é MUITO incomodo. Não estou dizendo olhar diretamente para o sol, mas pessoas com a visão normal sente um leve incomodo, já eu sinto como se a morte estivesse vindo me buscar.

• Consultas no oculista: Toda vez que ele colocava aquela maldita luz no meu olho eu queria desistir de todo o resto. PS: Engraçado como sempre foi assim, e só hoje 5 anos depois que o médico me falou.

Enfim, esses foram os "sintomas" que eu pude perceber depois de descobrir. O que por um lado pode ser um absurdo, principalmente pra minha mãe que pira sempre que eu estou no escuro com o celular no mínimo, pra mim é um momento super confortável.

Esta sou eu em um dia de sol. AUHUAHA 

Mas Giu, você vai morrer? Não gente, eu não vou morrer, quero dizer, não por isso. O oftalmologista me recomendou alguns exames - que eu não vou fazer porque estão caros haha -, mas me recomendou apenas para que eu evitasse meus olhos a exposições com alta concentração de luz, e claro a utilização de óculos solares de boa qualidade sempre que necessário.  Ou seja, vai ficar tudo bem ♥

Esse não é post com a finalidade de ensinar tudo sobre a Fotofobia, é mais algo como curiosidades, porque eu jamais iria imaginar que existia algo como isso, e claro, eu tinha que compartilhar com vocês. Ah! E eu finalmente estabilizei, então posso voltar pro meu blogzinho lindo cheia de novidades.

Obrigada por não me abandonarem haha! Beijo, tia Giu ama vocês♥♥

2 comentários:

♡ Oi tudo bom? Você vai comentar? YAY, Muito obrigada pelo seu comentário :3 ♡
♡ E se você gosta de kaomojis, então aqui alguns que você pode usar:
\(*T▽T*)/ ≖‿≖ ʘ‿ʘ ☆ミ(o*・ω・)ノ (⁀ ᗢ ⁀) (= ^ _ ^ =) (●´∀`●) (◕ᴗ◕✿) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (  ゜Д゜)⊃旦 (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ ლ(́◉◞౪◟◉‵ლ) ヾ(^∇^) ( ゚▽゚)/ ( ^_^)/ ( ´ ▽ ` )ノ (ノ´∀`*)ノ ヾ(´・ω・`) ☆ミ(o*・ω・)ノ \(^▽^*) (*^▽^)/ ( ̄▽ ̄)ノ ヾ(-_-;) ヾ( ‘ – ‘*) ヾ(@⌒ー⌒@)ノ 【・_・?】ಥ_ಥ (✖╭╮✖) \(★´−`)人(´▽`★)/(*^ω^)人(^ω^*) (〜 ̄▽ ̄)〜