Tudo novo, de novo

|| ||

É, parece que as coisas nunca saem exatamente do jeito que nós planejamos. Não sou a primeira, muito menos a última pessoa que vai passar por problemas como eu vou contar agora, porém cada um age da forma que lhe convém. Sabe, eu havia pensado de fazer um post divertido, e descontraído, mas acho que vale a pena eu deixar meus reais pensamentos sobre tudo. Afinal de contas, isso aqui também é um diário, e sei que quando nada estiver indo bem, o eu de agora, poderá ajudar o meu eu de amanhã. 

Honestamente, eu imaginava que com 18 anos minha vida daria uma mudança drástica, como nos filmes, mas aparentemente nada aconteceu. Eu ganhei alguns pontos de liberdade que hoje eu prefiro classificar como responsabilidade. 

Agora com quase 20 anos, eu percebi que deixei minha vida passar sem me dar ao trabalho de fazer nada, ainda acreditando que sozinha ela mudaria e tudo seria perfeito. Mas infelizmente nada é assim, nem dizer que sou uma adulta, eu me deixo no direito de dizer.

Minha mãe me disse algo que me envergonhou bastante: "Não é possível que você não tenha nenhum sonho profissional na sua vida." , e a resposta seria não

Desde pequena, eu nunca me senti diretamente envolvida/incentivada a fazer algo. Não desenvolvi um pensamento maduro de que gostaria de entrar em X faculdade, e trabalhar com aquilo - meu único objetivo era entrar em uma faculdade Federal, não me importando o resto.

Eu sou uma pessoa bem vaga nesse sentido: gosto de ver desenhos, fazer layout, escrever, e ler. E de repente, estava com 18 anos tendo que decidir o que diabos eu queria da minha vida. "Qual faculdade fazer?" "Você sabe que isso é pra sempre." "É o seu futuro". Até hoje eu ainda me assusto com essas coisas, pelo fato de definitivamente eu não saber o que fazer. Como diria a Lariz: "Ainda me sinto uma criança perdida no supermercado"


Sendo assim, eu acabei fazendo meu ensino médio no IFG (Instituto Federal de Goiás), e me formei em Técnico de Química. Foram 4 anos maravilhosos, mas que todos os dias eu repetia como eu gostaria de ter distância desse tipo de coisa novamente. A minha cabeça conseguia visualizar um futuro onde eu utilizaria meu diploma apenas para um emprego se segundo período, enquanto eu estaria fazendo faculdade de Publicidade e Propaganda em algum lugar.


Eu me submeti a fazer vestibulares, mesmo que em escola particulares para o curso. Passei em Design Gráfico na UniEvangélica, mas por ser tecnólogo, eu desisti. Passei em Publicidade e Propaganda na Anhanguera, mas nesse mesmo período também passei em Artes Visuais na UFG. Engraçado que escrevendo assim, parece que eu tive tantas conquistas, mas ao mesmo tempo eu não consigo ficar contente. 

Entre Anhanguera e UFG, eu resolvi dar chance para a Federal, pois como disse lá em cima, esse era o meu grande sonho de fato. Então eu fui.


Conclui o primeiro período, e no final do segundo período, devido a greve eu resolvi trancar minha matrícula. Minha meta era conseguir transferência para Publicidade, mas não consegui, então acabei minha vida acadêmica ai. Nesse meio termo, minha mãe pagou 12 meses de van para mim, e no final eu não aproveitei nada.

Bom, eu emagreci 24kg durante esse ano, mas engordei 10kg no fim dele. Então é, eu não aproveitei nada. 

Depois disso, eu senti como se tivesse chegado literalmente ao fundo do poço. Ainda hoje, não tenho nenhum certificado além dos que consegui no ensino médio, não tenho carteira de motorista, não tenho um trabalho, engordei um total de 12kg (e continua subindo), e até o momento não fazia ideia de que faculdade eu iria fazer, afinal de contas: também não fiz o ENEM. 

Foi quando eu tive uma luz no fim do túnel. Sabe quando você é criança e tem que ser repreendido e ficar no cantinho refletindo sobre tudo o que você fez? Pois foi exatamente isso que minha mãe fez comigo. Nós sentamos e conversamos por um longo tempo. "Qual faculdade fazer?" "Você sabe que isso é pra sempre." "É o seu futuro" , essas perguntas infernais voltaram a me assombrar e eu fiquei completamente apavorada. "Droga, a única coisa que eu quero é passar numa faculdade Federal, e não te dar despesas mãe.", esse era meu único pensamento.

Porém, ela me incentivou que eu escolhesse um bom curso, que eu pudesse futuramente ter uma estabilidade financeira, e que pudesse levar uma "boa vida". Ela pagaria, independente do preço. Mas a coisa que eu mais odeio, é depender dos outros, mas sem muitas opções, eu segui com isso.

Estranhamente, eu repeti religiosamente que jamais escolheria nada na área da saúde, mas quando coloquei uma lista de prováveis cursos que eu faria, saíram apenas: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia. E por eliminação, levando em consideração que eu odiaria ficar perto de pessoas que estariam sofrente E que teria uma faculdade na minha cidade em que eu poderia fazer o vestibular para estudar de graça, eu escolhi farmácia. 


Puta reviravolta na minha vida. Eu comecei a lembrar de quanto estava fazendo o curso técnico de química, e estranhamente me senti motivada a continuar. Dar continuidade a planos que eu pensei um dia, e até mesmo em explorar áreas novas. E eu estava animada, me senti viva. 

Por estar tão em cima da hora, fiz o vestibular na Anhanguera, e consegui passar. Arrumei todos os meus documentos, e até mesmo troquei a armação do meu óculos. Vida nova, óculos novo, faculdade nova, e um objetivo de me graduar, mesmo que eu troque de universidade, meu objetivo é esse.

Que fique bem claro: Eu nunca sonhei com isso. Fazer farmácia ou química, nunca foi o meu sonho. São apenas objetivos que coloquei na minha vida profissional vaga. 

Meus sonhos ainda são sonhos de uma pessoa imatura, e bem infantil. Como por exemplo: Conhecer/Ir no show  dos meninos do BTS, ir na Disney e conhecer a Cinderela, ficar trancada no supermercado pra comer tudo, fazer um bolo e comer só a massa dele. Isso sim são meus sonhos, entendem o que eu quero dizer? Como uma pessoa de 20 anos, eu me saio uma excelente criança. 

Mas não me julga, é claro que eu tenho vontade de tirar minha carteira de motorista, morar sozinha, e ter minha independência, isso eu classifico como sonhos&objetivos ao mesmo tempo. Porém, acredito que isso são feitos básicos da vida que a gente tem que ter, não é mesmo? 

E outra coisa, não é errado eu ser assim, não. As pessoas atualmente vivem em um mundo que quanto mais rápido elas virarem adultas, melhor vai ser sua vida...Com isso elas perdem tantos momentos importantes, em prol de viver uma vida inteira a custa de satisfazer outras pessoas, e nunca a si mesma. Então eu não me condeno por ser assim, na verdade eu me amo por ser assim. 



Acho que o livro que mais pode expressar a maioria dos sentimentos que eu sinto, é o do pequeno príncipe. Ele tem uma frase que diz: “Os homens embarcam nos trens, mas já não sabem mais o que procuram.”, que é lindamente explicado pela Jéssica desta forma:

O imediatismo social no qual vivemos nos proporciona viagens que, muitas vezes, nem desejamos fazer.
Jovens de dezessete anos, ou seja, no primeiro quarto da vida, são pressionados a estabelecer uma profissão para uma vida inteira. Mulheres são pressionadas a casar antes dos 25, ter filhos antes dos 30 e, não bastasse, ser bem sucedida antes dos 35. Homens precisam sair da casa dos pais, ter uma carreira promissora, o carro do ano e nunca, jamais, recusar sexo.
Como diria Mafalda, “isso não é vida, é um fluxograma!”

Isso é exatamente como eu me sinto, não só em relação ao que eu vivo, mas levando em consideração um todo, como explico no parágrafo lá em cima sobre eu me amar por ainda guardar e querer realizar esses meus sonhos. Então é isso ai. 


Enfim, com minha vida acadêmica resolvida, e agora com 5 anos em frente para me formar, eu posso focar em outras coisas paralelamente como: Emagrecer tudo que engordei, fazer cursos extras e correr atrás do prejuízo, porém, adivinha o que é que eu mais quero nesse momento? ..... Isso mesmo, emagrecer.

Nesse meio tempo, em que eu engordei um total de 12kg, eu passei por problemas alimentares, e isso contribuiu com tudo que eu passei. Além da minha infeliz e insatisfatória vida acadêmica, eu aproveitei todo o meu tempo livre para me dedicar a comer e dormir, querendo que a vida passasse mais rápido. Era como se, eu me alimentasse e gastasse meu tempo dormindo, as coisas fossem se resolver mais rápido, porém nada adiantou. O tempo passou, nada mudou, e eu virei uma bola novamente. De 38 passei novamente para 42/44, e aliado ao grupo de dança que eu participo, isso tem me deixado frustada, afinal de contas, minha imagem está sendo duplicadamente pública, e com o corpo que estou me sinto impotente pra realizar as coisas. 

Portanto eu defini novas metas pra eu começar a realizar a partir do dia 06/02 (que é quando o carnaval vai terminar oficialmente por aqui), eu fiz uma listinha inspirada em uma fanfic que eu li. 

Lista de coisas para se fazer em 2017
☆ Fazer a prova da UEG (Se passar, SHOW. Se não, tente até conseguir).
☆ Entrar na academia e começar uma dieta. [0/20kg].
☆ Entrar na aula de direção.
☆ Se possível, começar algum curso. Seja EAD ou presencial.
Obs: Todos os itens desta lista devem ser realizados até o fim do ano. 

Deixei essa lista em um cantinho aqui do blog, para eu atualizar ela religiosamente e não faltar comigo mesma nessa promessa. Eu quero, eu posso, e eu vou conseguir. É tudo questão de deixar a preguiça de lado, e fazer não é mesmo?!

Enfim, com isso eu me despeço de vocês com esse desabafo sobre tudo que aconteceu nos últimos meses/dias. Espero que esse texto possa me ajudar futuramente, e se ajudar alguém também, ficarei muito contente, hehe.

Um beijo, e até mais. 

2 comentários:

  1. Caramba, Giu, que textão! Eu sinto muito orgulho de você, por saber reconhecer tantas dificuldades e mesmo assim não desistir de apontar metas e objetivos. Isso é a vida, não é mesmo? Muitos altos e baixos! Nunca mate a criança dentro de você, guie-a pela vida - Ela é sua melhor amiga. Bem, saiba que sempre haverá pessoas te apoiando, e estando do seu lado para rir e chorar com você, forças maninha, abraços! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, sim sentido literal e figurado da palavra. h e l p! Fico feliz que alguém possa se orgulhar de mim, e eu também fico muito feliz comigo mesma. É difícil pra caramba a gente aceitar as burradas que a gente faz, mas acredito que o mais difícil mesmo é continuar seguindo com elas e nunca fazer algo para melhorar. A criança que vive em mim, vou guiar e se possível ela jamais vai morrer u_u vou ser um espírito muito feliz sempre e sempre. E eu fico muito feliz de saber que pessoas como você vão estar aqui pra me ouvir sempre, seja qual for a situação. É algo que sempre me dará mitas forças! Obrigada Jack, BEIJOS♡♡♡♡

      Excluir

♡ Oi tudo bom? Você vai comentar? YAY, Muito obrigada pelo seu comentário :3 ♡
♡ E se você gosta de kaomojis, então aqui alguns que você pode usar:
\(*T▽T*)/ ≖‿≖ ʘ‿ʘ ☆ミ(o*・ω・)ノ (⁀ ᗢ ⁀) (= ^ _ ^ =) (●´∀`●) (◕ᴗ◕✿) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (  ゜Д゜)⊃旦 (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ ლ(́◉◞౪◟◉‵ლ) ヾ(^∇^) ( ゚▽゚)/ ( ^_^)/ ( ´ ▽ ` )ノ (ノ´∀`*)ノ ヾ(´・ω・`) ☆ミ(o*・ω・)ノ \(^▽^*) (*^▽^)/ ( ̄▽ ̄)ノ ヾ(-_-;) ヾ( ‘ – ‘*) ヾ(@⌒ー⌒@)ノ 【・_・?】ಥ_ಥ (✖╭╮✖) \(★´−`)人(´▽`★)/(*^ω^)人(^ω^*) (〜 ̄▽ ̄)〜