Minha cirurgia das amígdalas + cauterização das narinas

|| ||

Oie! Tudo bom com vocês? 

No post de hoje eu vim fazer um relato sobre como foi a minha tão adiada e temida cirurgia das amígdalas. 

Provavelmente eu nunca falei sobre isso aqui no blog, mas eu sempre tive muito problema de garganta inflamada quando era mais nova, sempre fui no mínimo duas vezes ao ano no otorrino pra ele examinar e me passar alguma medicação, até que cheguei ao fundo do posso: todas as medicações que ele já havia me passado simplesmente não faziam mais >>> nenhum <<< efeito pra mim. Ele já tinha sugerido há algum tempo a cirurgia até mesmo por conta dos cáseos que eu tinha aqui e ali, mas eu sempre tive MUITO medo de simplesmente receber alguma coisa na minha veia e ficar apagada sem saber se vou morrer ou não.... é por isso que eu adiei essa cirurgia o máximo que eu consegui.

Até que eu cheguei no meu limite. Os problemas não eram mais as infecções recorrentes, mas minha amigdala estava parecendo os asfaltos aqui da cidade de tão esburacada que estava e isso estava comprometendo minha vida diariamente, pq além de incomodar elas ficavam inchando a qualquer mudança de clima e enfim, CAOS. Decidi fazer a cirurgia e fui encaminhada para outro profissional. 

Acontece que eu tive que sofrer com isso por mais um tempo. Eu fiz os exames pré-operatórios próximo a junho de 2020, mas o covid não melhorava e por medo resolvi esperar o máximo que pudesse. Cara foram tantos adiamentos que eu sempre pensava que Deus estava cuidando de mim e falando "filha, ainda não", cara eu juro.. Minha cirurgia foi adiada nada mais, nada menos do que 4 vezes até que eu finalmente conseguisse fazê-la, e enfim, hoje eu estou aqui viva e operada, amém! Então vou contar um pouco de como tudo aconteceu.



★ O PRÉ-OPERATÓRIO

Simplesmente a parte mais fácil de tudo. Aqui você fica responsável por agendar e realizar seus exames certinhos. Eles pedem váaaarios tipos de exames pra comprovar que você está bem e não tem nenhum fator de risco, mas não é nada chocante. O mais chocante pra mim foi fazer a tomografia da face porque literalmente te colocam deitado nesse aparelho aqui (foto abaixo) e você não pode fazer nenhum movimento. No meu caso eles não pediram pra usar contraste, mas em alguns casos pedem. Pelo fato de usarem contraste, me rendeu bastante ansiedade (mas acabaram não usando, só não lembro o motivo). Mas assim, foi tudo bem, nada de mais. Daí o resto vai só de desconforto pessoal mesmo, por exemplo: tirar sangue (tem gente que passa muito mal, eu mesma só colho sangue deitada porque minha pressão abaixa e eu desmaio), eletrocardiograma que você tem que colocar os peitos pra jogo, e por ai vai 😂



★ PRÉ-ANESTESIA

Depois de fazer os exames, você retorna ao médico para ele olhar os resultados, e então a cirurgia é marcada. BUM! Bomba de ansiedade para todo lado, até a consulta de pré-anestésica. 

Como eu já disse no início eu odeio muito a ideia de ficar anestesiada sem saber se você vai viver ou morrer simplesmente pelo fato de que não tem como você saber, então eu estava bem receosa. Achei até que eles iriam injetar um pouco de anestesia em mim pra ver como meu corpo ia reagir (SHUAHSU pelo amor sem rir de mim, eu procurei alguns vídeos e ninguém falava nada, só deduzi), mas no fim é literalmente uma entrevista sobre você. O anestesista olha todos os seus exames, anota varias coisas sobre eles e faz perguntas pessoais sobre doenças na família, alergias, altura, peso e outras coisas, e fim. Foi super rápido e simples, e devo falar que a equipe médica era bastante gentil e educada. 


★ DIA DA CIRURGIA 

Eu juro que seu eu soubesse que fazer uma cirurgia é praticamente como uma consulta de rotina eu teria economizado muito na ansiedade. Minha cirurgia aconteceu as 17h, então a única coisa ruim foi que eu tive que ficar sem comer e beber água desde as 8h da manhã (pra mim que bebo 2L de água por dia foi o inferno, eu só queria operar e poder beber água, juro). 

Mas enfim, como dizia, foi como uma consulta qualquer. Você chega no hospital, veste as roupas da cirurgia, a enfermeira confere alguns detalhes e no meu caso meu médico já estava pronto, então eu já fui encaminhada pra sala de cirurgia, e imediatamente fui operada.

Sou obrigada a dizer que anestesia geral é uma benção, pois você não vê nada acontecendo e quando acorda você está já operada e em paz, MAS até que você seja completamente sedada é perturbador..... A sala de cirurgia é muito estranha, o pessoal conversando normalmente sobre assuntos mega triviais enquanto você tá tipo "meu deus eu não quero morrer, cuida de mim" AUSHUAHS não é uma crítica, só que é engraçado ver os dois lados da moeda sabe?!

Bom, eu deitei na maca (?) e o anestesista já foi colocando o acesso, a enfermeira os eletrodos, depois colocam um negócio pra você respirar. Enfim eu sei que chorei muitíssimo, sinceramente eu estava muito nervosa e só tentei pensar em minha mãe, Deus e o BTS. Juro eram as coisas que eu pensava pra me acalmar.  A enfermeira disse que inclusive tiveram que me dar mais anestesia porque eu estava tão nervosa que não queria pegar 🤡🤡 então se eu tinha medo de morrer com uma dose de anestesia posso ficar tranquila pq ganhei mais que uma. AH! O médico disse que eu ia me sentir tonta então eu só fechei o olho e fiquei respirando, quanto menos eu visse, mais tranquila eu ficava, e assim foi. Eu não vi mais nada, lembro só de acordar pra ir pra maca, e depois dormir de novo e acordar em outro lugar.

FUN FACT DE ARMY: Quando me acordaram pra ir pra maca, me falaram que eu falei que meu médico era bonito e imediatamente eu respondi: "Não, eu não falei dele, eu estava pensando no BTS na hora, era deles que eu estava falando" e dormi. KKKKKKKKKKKKK morro de rir sempre que lembro, sinceramente. 

Mas enfim, depois disso te deixam em observação em uma sala durante 40 minutos, e só então te encaminham pro quarto. Quando estive nessa sala, eu já não tinha mais sono e queira TANTO beber água, e ir no banheiro, e claro senti que minha boca e meu nariz estavam abalados (a cauterização no nariz eu fiz também pra poder respirar melhor, não foi nada invasivo, vou comentando sobre ela no decorrer do post), jurava que tinha ponto nela, mas era só a cauterização (que eu agradeço muito por ter sido isso, dizem que quem faz ponto sofre o dobro).


★ PÓS-OPERATÓRIO 

Já no quarto mesmo que você se sinta 100% tem uma quantidade de horas ainda que vai levar pra você poder se levantar e comer ou beber algo. A cirurgia em si foi muito rápida, se eu não estava muito doida, eu lembro de ver um relógio marcando 17h45, então ela foi menos de uma, mas eu só pude me levantar lá pelas 22h e comer somente pelas 23h. Como operei pela noite, eu só tive alta pela manhã. Quem opera de manhã, normalmente tem alta de noite. 

A noite no hospital foi tranquila, obviamente eu conseguia falar por conta da anestesia e remédios o tempo todo na veia. No dia seguinte pude comer uma gelatina e beber um suco, e partir daí eu já não consegui mais falar. PS: Eu não sei se é minha veia que é fina ou o que aconteceu, mas o lugar onde fizeram meu acesso doeu muito, as últimas medicações que tomei foram as mais doloridas, e minha mão doeu bem uns 4-5 dias. Mega bizarro. Mas vamos pro decorrer dos dias.


     • DIA 1-3

Particularmente foram dias tranquilos, eu tomava muita medicação o dia todo, e só comia coisas geladas como: danone, sorvete, gelatina e sopa gelada. Vou confessar que a sopa gelada me deixava muito triste, mas de resto foi passando bem. Todo mundo que fez essa cirurgia relatava que era o pior dia, mas eu fiquei bem tranquila num geral, cheguei até a pensar que o medicamento SOS que me foi passado eu nem iria tomar. 

Como eu cauterizei o nariz também era impossível respirar normalmente, então eu dormia de boca aberta e acordava com a garganta muito seca. Pra dormir só sentada e no máximo 3 horas de sono sem acordar, acho que essa foi a parte ruim.


     • DIA 4-7

Os PIORES dias pra mim foram esses, sinceramente uma dor de ouvido INSUPORTÁVEL, dor de cabeça, fraqueza e uma fome que parecia que não ia sumir nunca. Eu juro que passava as horas pensando em duas coisas: comida e em tomar o remédio SOS pra dor. 

Pro sono continuou sendo péssimo, não conseguia dormir deitada e como nesses dias a cicatrização já estava maior, sempre que acordava por ficar com a boca seca parecia que a dor de ouvido triplicava. E o nariz seguindo pleno com duas crostas que simplesmente não dava pra respirar. Nossa muito ruim mesmo, eu só conseguia melhorar com o remédio. 

E como remédio SOS é simplesmente MEGA poderoso, no dia 6 eu simplesmente senti minha garganta livre leve e solta e resolvi comer linguiça frita. Comi, depois não consegui mais, bati um caldo, tava queimando minha garganta, desisti e voltei a só tomar coisa doce. 

NÃO FAÇAM ISSO comam suas comidinhas molinhas, no dia 7 eu acordei, minha garganta mega seca e um coagulo novo ENORME, pois machuquei a garganta comendo a linguiça. Como não teve sangramento abundante, voltei a comer somente coisa gelada, e ficou tudo bem (tirando a dor que voltou). Inclusive no dia 07 foi o único dia que eu realmente chorei de dor, de exaustão, de fome, de desespero. 


     • DIA 7-11 

Ainda sobre o dia 07, depois do trauma de ver minha garganta sangrar, chorar de fome e dor, eu decidi fazer o que faço de melhor: ignorar tudo e todos á minha volta. Eu sou uma pessoa bem introvertida, eu gosto muito de ficar sozinha no meu quarto, me limito a interagir só com minha mãe, detesto ficar conversando com as pessoas, gosto das redes somente pra ver o que me interessa e sair sem ter que ficar dando explicação, então eu me afundei em jogar the sims que é algo que eu gosto bastante e me faz ficar bem viciada. 

Sim, eu passei 4 dias acordando as 8h30 e indo dormir as 3h da manhã jogando. Esse era o intervalo de tempo que eu precisava tomar minha medicação, então eu só fiquei acordada em completo vicio, fazia tudo o que precisava fazer em casa e o resto do dia eu me fiz de zumbi, e particularmente eu não me arrependo pq como envolvia eu estar em completa atenção no que estava fazendo no jogo (tem uns desafios agora que chama "cenários", incrível), então eu esquecia que os dias estavam passando, e só me preocupava em jogar no dia seguinte. Isso ajudou muito na minha recuperação. Quem me conhece sabe que eu sou rata de dorama, mas pela quantidade de medicação, eu não conseguia me concentrar pra ler legendas e os barulhos incomodavam muito por conta da dor de ouvido, além que aumentava a vontade de comer alguma besteira, então jogar the sims foi a melhora estratégia que eu pude adotar. Acho que até mesmo por ser um jogo simples, e que não precisa de estratégias e comunicação para com outras pessoas.

Dia 7, 8, e 9 foram dias doloridos ainda, muita dor no ouvido, mas a respiração foi melhorando com o passar dos dias usando muito soro fisiológico pra limpar o nariz, então eu conseguia ter noites mais longas de sono (claro que tomando o SOS de 8/8h sempre pra suportar). No dia 9 inclusive a crosta da minha narina esquerda saiu durante o dia então já tive uma noite de sono MUITO boa.

No dia 10 eu finalmente consegui comer alguma coisa que não fosse sopa, fiquei TÃO feliz. Comi um arroz com feijão e macarrão, e pela noite mais macarrão no molho (ainda ardia a garganta mas sempre comendo e bebendo um iogurte depois). Aqui pela noite, quase umas 00h a crosta da narina direita também saiu. 

No dia 11 eu me senti super bem disposta. Ainda com dor no ouvido ao levantar que só passa com o medicamento, mas a tolerância pra ele estava melhor. Antes assim que dava as 8h a dor voltava com tudo, agora já tinha aí uma margem bem maior até tomar a próxima dose. E aqui eu já consegui voltar á minha alimentação aos poucos. Da pra comer pão, bolacha, pão de queijo desde que mergulhados no café/leite. Aqueles bolos de torta também, desde que beber muita água depois pois da um incômodo como se tivesse agarrado na garganta (talvez seja psicológico), e sopa agora sem estar batida, macarrão, carne, mais macia e pequena, tudo vai. Incomoda, mas dá pra comer e não passar fome. Agora sanduíche, ou coisas ásperas, ácidas e picantes realmente ainda é inviável.

Devo frisar que até o dia 10 eu me comunicava apenas sussurrando e usando o google tradutor pra poder falar algo. Muitas pessoas falam o tempo todo do pós-operatório, mas pra mim doía e incomodava muito o tempo todo. Apenas no dia 11 que eu passei o dia sem realmente precisar do tradutor pra falar algo. 

Sobre o meu nariz, eu lavei com muuuito soro fisiológico durante o dia, e ele "pingava" muito, pois como cauterizou, virou tipo uma bolsa dentro do nariz então com o passar os dias ela ia pingando e desinchando. Eu fui teimosa e passei o dia 9 e 10 catucando o nariz pra tentar puxar essa bolsa pra fora, erradíssimo, mas o nível de incomodo que era, eu não aguentava mais. Mas assim eu fiz sempre olhando pra ver se estava vendo algum sangramento e etc, felizmente depois de 11 dias, saiu tudo ok, mas o nariz ainda fica formando crostinhas láaa no fundo dele pra poder sarar. Não tenho o que reclamar da recuperação pq foi super simples, só ruim mesmo dormir de boca aberta, mas não senti dor nem nada, tudo bem tranquilo 👍👍

     • DIA 12-15

O dia 12 foi um dos melhores dias até então. Apesar de continuar estando medicada duas vezes ao dia por conta das dores que eventualmente ocorrem, eu consegui conversar o dia todo sem parar - sim, doía um pouco, mas tudo ok -, além de conseguir me alimentar com alimentos mais quentes. Senti disposição e a noite me permiti comer pizza hut. 

FYI: Eu sou uma pessoa que como extremamente rápido, muito mesmo. Depois da cirurgia tem se tornado impossível fazer alimentações sólidas de maneira rápida, principalmente pelo fato do incômodo para engolir.

Dia 13, acordei sem dores fortes no ouvido então resolvi não tomar medicação pra dor, mas após o almoço - que foi com comida bem cozinha: macarrão, arroz, e legumes cozidos - eu tive que tomar a medicação pra dor pois incomoda bastante ainda pra engolir sem nenhuma medicação. Tirando isso, as coisas seguem tranquilas para conversar, apesar de sentir a garganta ainda meio seca/incômodo.

Dia 14ainda sentia necessidade de tomar remédio para dor mas apenas uma vez no dia. Também já consegui voltar a dormir na posição normal sem ter aquela sensação de sufocamento, e segui o dia normalmente. Para comer também não houve nenhuma atualização além do incômodo que acredito que vai se seguir até a cicatrização completa (que deve levar ai mais de um mês).

Dia 15, FINALMENTE chegamos ao último dia. Hoje eu senti como se a garganta tivesse mais "grossa" como se ela tivesse cicatrizando com uma camada mais grossa, não é bem confortável, mas pelo menos não tomei nenhum medicamento para dor hoje (mas devo deixar claro aqui que eu tive crise de enxaqueca, então eu estou com pelo menos 8 comprimidos pra dor no corpo). Pra dormir está tudo bem, e a única coisa que realmente chega a doer é o ato de bocejar, pois precisa de toda a musculatura da boca então dói, mas tudo tranquilo. Conversar muito, gritar ou cantar por longos períodos também ainda é incomodo, mas como eu disse no dia 14, acredito que vai ser algo que irá melhorar no decorrer dos meses. 

Sobre a cirurgia do nariz: após sairem as crostas formadas não tive mais problemas com respiração. Antes eu utilizava descongestionante nasal todos os dias pelo menos duas vezes por dia, e hoje ele entope e desentope sozinho! Minha narina direita ainda está machucada, as vezes tem secreção vermelha, em relação a direita que realmente não tem. Assim que fizer o retorno no médico volto para atualizar sobre, mas acredito que é da mesma maneira: apenas com o tempo ela deve terminar de cicatrizar. 


No mais é isso pessoal! Acredito que quando fizer uns 3 meses da cirurgia eu retorno para falar como tem sido. Quis fazer um post bem detalhado para quem precisar pois eu sou uma pessoa que busca muuuitos detalhes e realmente não achei ninguém na internet falando. Espero que ajude em algo! 

Se você tem problema de amígdala meu conselho é que realmente façam essa cirurgia. Eu acredito que 10 dias de dor/fome não é nada em relação à uma vida de incomodo e medicação desnecessária. A anestesia é super tranquila, assim como a cirurgia em si (rapidinho, 40 minutos só). Então sim: façam pois vale a pena demais! 

Beijinhos, Giu! 💗

2 comentários:

  1. Moça eu tô e choque que este blog ainda é atualizado :o

    Na minha cabeça ele estava desativado a anos, me desculpe aa

    Eu nunca ouvi falar dessa cirurgia, mas que bom que você está bem!

    Por favor volte sim pra dizer como ficou depois de 3 meses~~

    Beijinhos~~
    Tam ~~ {BBL}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHASUHASU Simm!
      Eu não tenho coragem de abandonar meu cantinho :c ai apareço aqui vez ou outra, kkk ta tudo bem!

      E muito obrigada, to ótima sem nenhuma reclamação. Se um dia alguém precisar fazer pode recomendar pq é sucesso~

      Volto pra contar sim!!

      Beijinhooos Tam(^ω^*)

      Excluir

♡ Oi tudo bom? Você vai comentar? YAY, Muito obrigada pelo seu comentário :3 ♡
♡ E se você gosta de kaomojis, então aqui alguns que você pode usar:
\(*T▽T*)/ ≖‿≖ ʘ‿ʘ ☆ミ(o*・ω・)ノ (⁀ ᗢ ⁀) (= ^ _ ^ =) (●´∀`●) (◕ᴗ◕✿) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (  ゜Д゜)⊃旦 (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ ლ(́◉◞౪◟◉‵ლ) ヾ(^∇^) ( ゚▽゚)/ ( ^_^)/ ( ´ ▽ ` )ノ (ノ´∀`*)ノ ヾ(´・ω・`) ☆ミ(o*・ω・)ノ \(^▽^*) (*^▽^)/ ( ̄▽ ̄)ノ ヾ(-_-;) ヾ( ‘ – ‘*) ヾ(@⌒ー⌒@)ノ 【・_・?】ಥ_ಥ (✖╭╮✖) \(★´−`)人(´▽`★)/(*^ω^)人(^ω^*) (〜 ̄▽ ̄)〜