Compulsões Alimentares: O que é? O que passei? Entenda.

|| ||

Parece brincadeira, mas não é. Essa imagem acima resume como minhas últimas duas semanas tem sido, e infelizmente eu me sinto cada vez pior. Eu pensei muito antes de postar isso aqui no blog, porque esse é um problema que já carrego comigo tem um tempo, e por já ter abordado uma vez, resolvi contar um pouco sobre o meu desespero (Sim, essa é a palavra correta: desespero). 

A Compulsão alimentar é uma doença mental em que a pessoa sente a necessidade de comer, mesmo quando não está com fome, e que não deixa de se alimentar apesar de já estar satisfeita. Pessoas com compulsão alimentar comem grandes quantidades de alimentos em pouco tempo. Durante o episódio de compulsão a pessoa sente perda de controle.(*)

Bom, daí já da pra entender basicamente qual é o problema certo? É uma coisa horrível e que você não consegue controlar. Você simplesmente está comendo e não consegue parar enquanto não vê que acabou. Independe de qualquer comida que seja, seja sua favorita ou qualquer coisa que tenha em casa, a pessoa só precisa comer, eu só preciso de comer. 

Em duas semanas, eu ganhei mais 8,5kg na balança. É desanimador, é desmotivante, é cruel. Todos os dias eu tento me levantar e fazer o dia valer a pena, comer apenas coisas saudáveis e continuar tranquilamente, mas em dado momento eu penso "Só mais um",  e desse jeito vai 1 pacote de bolacha em menos de 20 minutos. É assustador.

Então, já faz quase 1 semana desde que eu comecei a escrever essa postagem (vocês tem percebi meu sumiço né? UHA), e finalmente eu consegui melhorar esses meus episódios de compulsões. Então vou aproveitar para conta sobre como eu tenho me sentido, e o que eu fiz para melhorar, porque SIM eu melhorei ♥

☆ O primeiro passo para minha reabilitação se é que posso dizer assim, foi reconhecer o que estava acontecendo. Um dia a minha compulsão foi tão forte que eu sentia que se abrisse a boca para falar qualquer coisa eu vomitaria de tanta comida que tinha no meu estômago.

Depois eu criei coragem para me olhar no espelho e fiquei realmente muito triste com o que vi. Com 8,5kg a mais, eu tinha perdido tudo o que tinha conquistado e era visível. Nesse momento o que mais queria fazer, era sentar e chorar mas acabei me lembrando de uma frase que me ajuda muito nesses episódios:  "O que se come escondido, aparece em público". E isso é a pura verdade, tudo que eu comia seja escondido ou em público estava dando pra ver no meu corpo e até mesmo nas roupas que estavam apertando ;-;

☆ O segundo passo foi listar tudo o que eu achava que poderia estar me incomodando. Em qualquer aspecto que fosse, seja na aparência, na faculdade, na família ou em qualquer relacionamento. Um dos sintomas era a ansiedade, e descobri que por conta de muitos eventos rolando eu estava realmente BEM ansiosa e preocupada então o resultado era que eu descontava na comida sem sentir.

☆ O terceiro passo Foi o mais óbvio e que eu não estava vendo. Quando você acostuma com a rotina de academia, até mesmo o dia livre te faz ficar agoniado, porque se exercitar faz bem para o corpo e para a alma (é sério). E eu tinha ficado uns 3 dias sem ir no spinning, e como eu estava comendo muito tudo aquilo que era prazer para mim - lê-se comer, logo me deixava mal e muito pra baixo.

☆ O quarto passo FOCO! Bom, como eu estava comendo como uma doida varrida, eu resolvi voltar para a vida Low Carb. Sem preparação, só fui de cabeça. Estava mentalmente e fisicamente preparada para as consequências de mudar a dieta tão rapidamente. E por incrível que pareça, não senti nadinha com a mudança, a única coisa que senti foi felicidade.
Resultado disso tudo: Perdi 5,8kg
Isso mesmo, agora faltam apenas 2,7kg para eu retornar para o meu peso antigo. BOM, eu não posso prever meu futuro, nem nada do tipo, mas eu espero poder continuar firme e forte na dieta. Já consegui tantos resultados, e quero MUITO compartilhar com vocês quando eu chegar no meu peso/corpo ideal. ENTÃO, Sempre que sentir que vou entrar em desespero e ficar louca das compulsões novamente, eu vou seguir esses quatros passos.  

Na real, essa postagem é meio a meio. Eu queria explicar um pouco sobre o que é a tal compulsão alimentar, antes de falar sobre o meu problema sabe? Tem muita gente que simplesmente diz que é falta de vergonha na cara comer muito, quando ao menos tem conhecimento sobre o que é. 

A compulsão alimentar não é algo que se tem 1 vez e pronto. Falando por mim, quem me conhece sabe que eu tenho esses episódios desde muito novinha e é uma coisa que faz muito mal psicologicamente e fisicamente. Sempre fui acostumada a comer de tudo, e quando aquele tudo não me satisfazia eu comida de tudo umas três vezes mais, e agora que eu estou fazendo dieta eu esperava que isso fosse acontecer pelo fato de estar mudando 100% meus hábitos alimentares, e como dessa vez foi realmente tenso, eu queria escrever essa postagem para arquivar aqui, e também para conscientizar a todos que talvez possam estar passando por isso também.

Enfim, pra finalizar esse post eu queria pedir do fundo do meu coração, para vocês nunca julgarem uma pessoa por sua aparência ou pelo que ela comendo/vivendo. Não só sobre compulsões alimentares, mas por transtornos em geral como anorexia, bulimia e depressão. As pessoas acham que é muito simples tratar de coisas assim, mas o problema é muito mais embaixo. Então muita atenção quando forem fazer críticas e julgar alguém ok? 

Um beijão da tia Giu ♥ 
To com saudades hein u.u 
KISSUS ♥

8 comentários:

  1. Eu acho que devo ter isso mas ao contrário XD
    Houve uma altura que posso dizer que andei muito depressiva, mas acho que não chegou propriamente a depressão. Eu chorava até muito tarde na cama sem motivo, qualquer coisinha me afetava e durante o dia ia para o computador para "não pensar em nada" e esquecia-me de comer (tipo o tempo passava e eu não me lembrava que tinha de sair dali e ir comer), foi por isso que fiquei com falta de peso, e emagrecia cada vez mais, comia cada vez menos até que um dia desmaiei, a minha mãe ficou tão assustada coitada, tive de engordar 10 quilos para ficar no peso normal, demorei por volta de um ano porque estava sempre "enjoada" e não queria comer nada mas ao mesmo tempo tinha fome. Acho que foi mesmo o stress que me causou isso (e provavelmente o vício do computador e não sair de casa para apanhar sol também).
    E por acaso tenho de fazer exercício porque estou MUITO em baixo de forma, fico cansada muito rapidamente.
    Espero que consigas melhorar a tua situação, mesmo sendo algo que não se tem só uma vez eu acredito que vais conseguir controlar de alguma forma esses ataques e manter a calma caso se repitam.
    Acho que tinha uma vaga ideia de que isso existia mas nunca ouvi falar muito, agora já sei, obrigada por nos informares mais sobre o assunto ^^

    Unicorns and Chill

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que isso é um momento que todos passamos, alguns de uma forma mais simples e outros chegam aos extremos como isso por exemplo. No final o importante é que aos poucos nos recuperamos e tomamos frente desse problema. E eu fico super feliz de poder ajudar 😆💕

      Excluir
  2. Todos esse problemas que envolvem causas desconhecidas pra gente é difícil. Eu espero que você continue forte e tenha energia para continuar melhorando, e que consiga ter uma vida melhor e não ficar tão ansiosa... Eu sou muito ansiosa, mas meu problema hoje me dia é insonia, e como não tenho muita fome, e tenho realmente dificuldade para comer, acabo piorando um pouco minha anemia, coisa que tenho desde de pequena.

    Quando eu estava entrando no médio, apesar de hoje em dia saber que eu não era gorda, e sim era meu normal eu comecei a faz\er dieta abdicar de refeiçoes e exagerar em exercícios, naquela epoca meu estomago diminui e em pouco tempo eu ficava me segurando para não vomitar qualquer coisa que ingeria, assim foi meu primeiro ano do ensino médio, ate que em meados dos segundo segundos antes do teste de matemática eu passei realmente mal, eu estava muito ansiosa, e acabei desmaiando e a partir daí tive que tomar remédios fortes, lidar com depressão vergonha e abandonar o coral de canto que tinha me dado trabalho para entrar pois fiquei com medo de desmaia por ai... Eu acho que tenho sequelas dessa época, eu passo por períodos de depressão as vezes, as vezes não consigo comer.

    Mas tudo na vida nos traz uma lição e força, você é uma guerreira e ja está conseguindo lutar, estou torcendo por você. Forças!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte do que você escreveu aí é exatamente o que estava acontecendo comigo. Parar de comer, exagerar em exercícios e o fato de querer vomitar... Nos dias que escrevi esse texto eu estava bem assim.. Mas eu me mantive forte e hoje eu ja estou aceitando o peso e comendo normalmente. E é como vc diz, nós somos guerreiras só de levantar todos os dias e isso já e uma batalha vencida. Obrigada pelo apoio viu? Beijos ❤️❤️

      Excluir
  3. Que felicidade em ver uma postagem tua *=* ...
    Olha embora eu nunca tenha tido compulsão alimentar eu te entendo perfeitamente, mais existem vários outros tipos de problemas que atingem as pessoas eu já passeio ou passo tipo nesse exato momento que estou com um problema sério que eu tenho todos os anos e não consigo saber o que fazer, bloqueio criativo, bloqueio emocional, bloqueio social, memória bloqueada e vontade de não fazer nada, lendo assim parece bobagem, mais não é ... É também não é fácil lidar com isso e como vc tivesse correntes em seus pés e mãos que te empece de se mover e tivesse em uma sala pequena aonde vc está sufocando e mesmo que você saiba que só depende de você sair dessa você não consegue se mover. Eu passo isso todo ano, fico igual uma boneca sem alma, isso vem tudo junto nesse momento estou na terceira fase. Olha fico muito feliz em saber que você está conseguindo vencer essa dificuldade e mesmo que aconteça de novo desde que você consiga fazer isso novamente. Dará tudo certo. Então vamos apenas torcer para que você sempre consiga vencer. Espero que você esteja animada para postagens eu não estou muito mais estou me esforçando. Vou procurar algo que faça meu coração voltar a bater.

    Lindaaa estou muito feliz que esteja de volta.

    Kissu

    www.watashinosekaibykrol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que no final tudo se resume aos bloqueios seja ele da forma que for. Entendo seu lado também, porque no fundo eu acho que tudo se conecta. Eu estou torcendo para que fique melhor logo, porque você é muito importante pra mim e para as pessoas a sua volta.
      Estou feliz que voltei e também estou feliz por você estar aqui linda! Um beijooo❤️❤️

      Excluir
  4. Miga, que saudade! Perdão pelo sumiço, minha vida tem sido estranha esses dias.
    Às vezes sinto como se eu tivesse um pouco de cada problema psicológico mas eu "controlo" bem. Já me senti compulsiva também. E tenho uma amiga que é. Você faz acompanhamento psicologico?? Eu acho que é muito importante e ajuda muito porque geralmente eles fazem um acompanhamento junto com o nutricionista. Você não citou se fazia ou não, então recomendo. Sério. <3
    E eu nem imagino como você se sentiu ao se olhar no espelho. Mas quem bom que está se recuperando, boto toda fé e confiança do mundo na sua força de vontade! você consegue!
    Bjão e força e foco na sua luta sempre.

    Himitsu
    Otome tea time

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RAAY, que saudade também 💕💕 Eu entendo seu sumiço, porque ultimamente ando da mesma forma. Eu não faço acompanhamento médico, mas tento ao máximo contar tudo para minha mãe e meus amigos próximos, para receber opiniões de quem eu confio sabe?! Sobre a nutricionista eu estou procurando uma já. Eu já tive q muito tempo atrás, mas quero visitar uma nova para pegar uma dieta ao meu peso atual.
      Nossa e nem queira, é realmente horrível. Mas estamos aí, hoje eu já estou melhor e estou controlando minhas compulsões. Então força wee 💕 Beijao 💕

      Excluir

♡ Oi tudo bom? Você vai comentar? YAY, Muito obrigada pelo seu comentário :3 ♡
♡ E se você gosta de kaomojis, então aqui alguns que você pode usar:
\(*T▽T*)/ ≖‿≖ ʘ‿ʘ ☆ミ(o*・ω・)ノ (⁀ ᗢ ⁀) (= ^ _ ^ =) (●´∀`●) (◕ᴗ◕✿) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (  ゜Д゜)⊃旦 (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ ლ(́◉◞౪◟◉‵ლ) ヾ(^∇^) ( ゚▽゚)/ ( ^_^)/ ( ´ ▽ ` )ノ (ノ´∀`*)ノ ヾ(´・ω・`) ☆ミ(o*・ω・)ノ \(^▽^*) (*^▽^)/ ( ̄▽ ̄)ノ ヾ(-_-;) ヾ( ‘ – ‘*) ヾ(@⌒ー⌒@)ノ 【・_・?】ಥ_ಥ (✖╭╮✖) \(★´−`)人(´▽`★)/(*^ω^)人(^ω^*) (〜 ̄▽ ̄)〜