Setembro Amarelo, mais profundo do que você imagina

|| ||

Olá pessoas lindas, hoje eu estou aqui para falar sobre um assunto sério que tem um propósito lindo: O Setembro Amarelo ♥

Eu acredito que a maioria de vocês o tem acompanhado durante todo esse mês através das redes sociais, e eu gostaria de dizer que fiquei realmente muito orgulhosa com os resultados que essa campanha gerou. 

Aliás para você que está meio perdido, o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ela ocorre todo ano no no mês de setembro, desde 2014. (Site Oficial)

Não, não é frescura. Não, não é imaturidade. Não, não é querer chamar atenção. Por favor, se algum dia você usou/usa esses argumentos, eu desejo do fundo do meu coração que você pare agora! A taxa de vítima de suicídios é maior do que as vítimas de AIDS e a maioria dos tipos de câncer. 

Transtornos mentais são constantemente tratados como um tabu ainda hoje, o que faz a família cegar-se para problemas que podem estar dentro de casa. Muitas vezes o individuo dá sinais de que nada está bem e o que vemos como resposta é o seguinte: 


Vale lembrar que uma pessoa não é levada pelo suicídio apenas porque está com depressão. O suicídio é uma consequência da maioria desses problemas listados acima. E muita das vezes a pessoa esconde ao máximo esses sentimentos (se destruindo ainda mais internamente), para evitar frases como essas que acabe o deixando pior. 

O lema da campanha é: "Falar é a melhor solução", e eu acho isso incrível, porém um pouco arriscado. A pessoa que constantemente tem pensamentos suicidas ela não tem essa confiança para simplesmente contar o que está acontecendo na sua cabeça. Desde pequenos somos alertados que "Os pais sãos nossos melhores amigos" porém como seguir quando exatamente as pessoas que deveríamos conversar abertamente se vira contra nós? Fazendo pouco caso de algo que está literalmente te arrastando para morte? Ou simplesmente não estão atentos ao que acontece? São perguntas que normalmente tem respostas como:

"Ah, mas eu sei quando meu filho está mal."

"Ele nunca deu sinais."

"Mas ele está sempre sorrindo."

"Ele deveria ter me contado."

"Toda tristeza tem motivo, no máximo quer chamar atenção."

"Já parou pra pensar que esse motivo é idiota? Há pessoas bem piores que você." 

"Você precisa arrumar algo pra fazer. Vai trabalhar ou estudar que isso passa." 

É pesado né lendo assim. Tenho certeza que você conhece/já foi/é uma pessoa que já falou essas frases, então me prometa que nunca mais vai usar coisas do tipo sem antes saber o que realmente está acontecendo.

Como eu disse antes, muita das vezes a pessoa sabe que não está bem. Ela tanto NÃO QUER chamar atenção, que ela vê que aquilo não é normal, e no máximo até tenta demonstrar um lado que pede incansavelmente por socorro, mas ela é desprezada, e isso a faz colocar uma "máscara" e seguir como se nada tivesse acontecido. O problema dessa máscara é que depois de algum tempo se torna insuportável, até mesmo para a própria pessoa, é quando os problemas chegam ao extremo de explodir com as pessoas ao seu redor ou o outro extremo que é o suicídio. 

Percebem como é algo mais profundo do que uma simples campanha? Isso vai além de um mês dedicado a isso, é um tabu a ser quebrado onde nós devemos nos sensibilizar para com os outros. Não só o suicídio, mas o percurso que leva até ele que é cruel e hostil. É um assunto que se assemelha ao mar, onde cada vez você é puxado mais para o fundo e não há nada para se agarrar. Precisamos nos dedicar a isso não só durante um mês, mas por toda a vida. 


Alguns parágrafos acima eu disse sobre achar arriscado o lema da campanha, então deixe-me dissertar um pouco sobre isso. Não é seguro que uma pessoa com estes problemas fale tudo o que sente para alguém que não tem nenhum conhecimento sobre o problema. É claro que ao menos um "Eu não me sinto bem", já ajuda bastante mas é necessário que o desabafo seja com pessoas que tenham um estudo amplo e vão saber instruir corretamente as pessoas em cada caso. Apenas um profissional fará o reconhecimento do real problema e assim poderá o ajudar. 

Porém, há coisas simples que possam amenizar algumas situações, tanto que várias foram panfletadas  durante toda a campanha que podem SIM ajudar uma pessoa em um dos momentos mais cruéis de uma crise. Eu acompanhei várias, mas decidi colocar apenas uma série resumida e explicativa, que a página do facebook Moletom disponibilizou a pouco tempo. 






Ainda na onda do setembro amarelo, ilustrei algumas dicas importantes não só para pessoas neuroatípicas em crise, mas para você que conhece uma, saber dicas simples que possam amenizar essas situações P.S: Essas dicas servem apenas para TENTAR AMENIZAR. Problemas psicológicos são coisas SÉRIAS e, em muitos dos casos, precisam de acompanhamento com especialistas. (Moletom)
E antes de terminar essa postagem, eu peço para que vocês fiquem atentos com as pessoas ao seu redor e principalmente consigo mesmo. Lembrem-se que sempre há outra solução, e que existem sim outras pessoas que podem ajudar a contornar o pior dos seus problemas certo?! Não hesite em pedir ajuda e se você se sentir desconfortável de falar com as pessoas ao seu redor, um profissional sempre estará a sua disposição.

Você é importante para alguém e você faz diferença SIM! Nós estamos aqui com você e por você viu?! 

2 comentários:

  1. Eu recorri a um profissional e na primeira vez ainda fui xingada por pedir ajuda a alguém para me auxiliar... foi muito difícil, não falo para qualquer um sobre isso, somente para os mais próximos mesmo. Já se passou 2 anos que aconteceu mas é um tratamento contínuo, às vezes tenho recaídas mas já estou melhor do que antes. Deus é que mais está me ajudando nisso, até mesmo por "crentes" fui chamada de fresca e falta de Deus, mas não é. É uma ferida da alma e precisa ser tratada, ainda bem Ele sempre esteve ao meu lado e sou mais agradecida por Ele ter colocado pessoas para me ajudar. Gostaria de fazer um assim também mas ainda é algo muito delicado para mim... Adorei o post!!

    Beijos!!

    http://www.manequim-alternativo.com

    ResponderExcluir
  2. Eu amei seu post como um todo, concordo plenamente que a campanha desse mês é realmente algo muito mais profundo do que pensamos.
    Achei incrível as sugestões de melhora para os momentos difíceis que você colocou no post, sofro de depressão e ansiedade e eu costumo fazer algumas dessas coisas listadas, mas ainda outras eu não conhecia. Algo (talvez ridículo) que eu faço mas me ajuda muito a controlar a ansiedade é mascar chiclete kkkk
    Amei muito também as imagens que ilustram o post.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir

♡ Oi tudo bom? Você vai comentar? YAY, Muito obrigada pelo seu comentário :3 ♡
♡ E se você gosta de kaomojis, então aqui alguns que você pode usar:
\(*T▽T*)/ ≖‿≖ ʘ‿ʘ ☆ミ(o*・ω・)ノ (⁀ ᗢ ⁀) (= ^ _ ^ =) (●´∀`●) (◕ᴗ◕✿) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (  ゜Д゜)⊃旦 (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ ლ(́◉◞౪◟◉‵ლ) ヾ(^∇^) ( ゚▽゚)/ ( ^_^)/ ( ´ ▽ ` )ノ (ノ´∀`*)ノ ヾ(´・ω・`) ☆ミ(o*・ω・)ノ \(^▽^*) (*^▽^)/ ( ̄▽ ̄)ノ ヾ(-_-;) ヾ( ‘ – ‘*) ヾ(@⌒ー⌒@)ノ 【・_・?】ಥ_ಥ (✖╭╮✖) \(★´−`)人(´▽`★)/(*^ω^)人(^ω^*) (〜 ̄▽ ̄)〜