Respeito ao cadáver

|| ||

“Ao curvares, com a lâmina rija do teu bisturi, sobre o cadáver desconhecido, lembra-te de que este corpo nasceu do amor de duas almas, cresceu embalado pela fé e pela e esperança daquela que, em seu seio o agasalhou.

Sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens, por certo amou e foi amado, esperou e acalentou uma manhã feliz, e sentiu saudades dos outros que partiram; e agora faz na fria lousa, sem que por ele tivesse derramado uma lágrima sequer, sem que tivesse um ma único beijo de despedida, sem que tivesse uma só prece.

Seu nome, só Deus sabe, mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade que por ele passou indiferente...”

(Rokitansky, 1876)

Hoje eu tive minha primeira aula de anatomia, e meu professor passou isso para a turma. Confesso que depois de tudo que eu ouvi hoje durante a aula, reforçou totalmente meu pensamento sobre estudar corpos, sejam eles de animais ou seres humanos. É algo que quando feito sem respeito e ética, deixa de ser interessante, e passa a ser uma coisa horrível. 

Hoje eu tenho ainda mais nojo de alunos que postam em redes sociais, expondo orgãos e cadáveres sem nenhum tipo de respeito, com um sorriso enorme no rosto, e achando graça de comentar sobre as coisas. Não é engraçado, não é divertido, é no máximo interessante, porque esse alguém que você fatia e apalpa já foi uma pessoa esquecida pelo resto do mundo na maioria das vezes, e que não pode descansar em paz.  

Independente se há ou não um paraíso para além da vida, e que um corpo é simplesmente um corpo, não tira o fato de que um dia alguém o habitou, e todos deveríamos respeitá-lo. Acho que as pessoas que fazem brincadeiras e expõe sobre não pensa na possibilidade que poderia ser alguém da sua família, com um aluno rindo e abrindo essa pessoa. Como vocês se sentiriam?! Eu não consigo nem imaginar sobre, porque me dói, e me dói muito. 

Estudar corpos, funções, e tudo o que nos compõe ou compõe coisas que amamos, é interessante e fascinante, mas tirar sarro disso como se aquilo fosse simplesmente um simulador online onde a vida de ninguém está em jogo, é sujo, obscuro, nojento e repugnante. Eu espero que os alunos e profissionais que tem essa matéria, e contato com tais sejam respeitoso, pois é aquela famosa frase: Poderia ter sido com qualquer um. 

Faço questão de guardar aqui as palavras de Rokitansky, pois são belas e verdadeiras. 


4 comentários:

  1. Muito bom ler isso!
    Eu fico com tanta raiva quando encontro vídeos circulando as redes sociais, mostrando acidentes, mortes, órgãos. =/
    Adorei sua publicação e ética!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho muita raiva desses tipo de coisa. As pessoas deixaram de ter respeito, e muitas das vezes consideração. Em casos de acidentes, se preocupam em tirar fotos do que ligar para o pronto socorro. É um absurdo.
      Ah, e muito obrigada ♡

      Excluir
  2. Que profuuundo, achei o post lindo :) e a foto super combunou
    Cadáver considerando ou não ainda é uma pessoa que precisa de descanso, e precisa de todo respeito
    Super legal o prof ter passado isso p sua turma

    Até 💛
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bea♡
      Obrigada♡ E sim, eu amei muito essa imagem hehe.
      Sim as pessoas parece que esquecem que aquele corpo um dia foi alguém com vida exatamente como qualquer um de nós. É tão absurdo que me enoja. E eu também achei super legal. Um pouco de consciência no mundo né?
      Atée, beijos ♡

      Excluir

♡ Oi tudo bom? Você vai comentar? YAY, Muito obrigada pelo seu comentário :3 ♡
♡ E se você gosta de kaomojis, então aqui alguns que você pode usar:
\(*T▽T*)/ ≖‿≖ ʘ‿ʘ ☆ミ(o*・ω・)ノ (⁀ ᗢ ⁀) (= ^ _ ^ =) (●´∀`●) (◕ᴗ◕✿) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (  ゜Д゜)⊃旦 (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ ლ(́◉◞౪◟◉‵ლ) ヾ(^∇^) ( ゚▽゚)/ ( ^_^)/ ( ´ ▽ ` )ノ (ノ´∀`*)ノ ヾ(´・ω・`) ☆ミ(o*・ω・)ノ \(^▽^*) (*^▽^)/ ( ̄▽ ̄)ノ ヾ(-_-;) ヾ( ‘ – ‘*) ヾ(@⌒ー⌒@)ノ 【・_・?】ಥ_ಥ (✖╭╮✖) \(★´−`)人(´▽`★)/(*^ω^)人(^ω^*) (〜 ̄▽ ̄)〜