Minha Primeira Habilitação

|| ||

Oie, tudo bem com vocês? 

No post de hoje eu venho falar sobre um assunto muito sério, temido, desejado, e odiado. Pode ser só um ou todos esses sentimentos envoltos. A primeira habilitação. 

Acredito que eu não tenha dito aqui no blog, mas eu abri meu processo para tirar minha carteira de motorista em junho do ano passado, e até então estava lutando pra conseguir ela. O processo em si, é muito demorado, por questões de prazos, datas e disponibilidade própria para pegar as aulas e poder conseguir cumprir todas as exigências do DETRAN. 

Como faz bastante tempo eu realmente não vou conseguir lembrar exatamente todos os prazos que devem ser cumpridos, mas vou contar brevemente minha experiência (e se deus quiser, minha única. Gente sério, sem querer assustar, mas Deus me livre.) com minha CNH.  Enfim, como a história é um pouco grande eu vou deixar aqui um índice com os tópicos que eu vou falar. Se vocês só querem saber como foi que eu me sai nessa doideira toda, vocês podem ir para os tópicos que determinei como meus.

「     ÍNDICE    」


★ Abrindo o processo
★ O processo 
★ Aulas teóricas
★ Prova teórica
★ Aulas práticas
★ Prova prática
★ Minha experiência 
      • Meus instrutores
      • Minhas provas prática
★ Conclusão


Resultado de imagem para primeira habilitação tumblr

★ ABRINDO O PROCESSO 

Esse é o primeiro passo pra quem deseja ter sua CNH. Você precisa escolher uma auto-escola de confiança, e de preferência que você tenha bons feedbacks de pessoas próximas. Independente de valores, as vezes o barato sai caro. Digo isso pois tem auto-escolas que enrolam MUITO pra finalizar seu processo ou ficam enrolando, e isso pode fazer você perder tudo o que você já fez por negligência deles, e cá entre nós ninguém quer pagar mais de 1.000,00 novamente não é mesmo? Então escolha uma boa auto-escola. 



★ O PROCESSO 

Para que você consiga tirar sua carteira de motorista, você é submetido a alguns testes que você paga além do valor que o auto-escola cobra. São exames psicotécnicos e oftalmos. Mas não é nada muito horrível, porém você precisa de uma aprovação neles para que consiga passar. Contudo é a parte mai simples. 

O exame psicotécnico é bem simples. São de desenhos e de lógica. Existem apenas 1 ou 2 de uns 30 (?) exercícios que são difíceis, então é tudo bem tranquilo de fazer. Não exige nada muito além da conta. Isso na minha visão, até por que eu não sou uma das mais inteligentes nesse mundo UHASHA. 

E logo após você faz um exame no oftalmologista. Um comentário pessoal sobre isso: absurdo. Gente sério, eu paguei 90,00 pra entrar numa sala. O moço não falar um "bom dia pra mim", colocou eu pra ler umas coisas e FIM. Isso não durou nem 5 minutos. Eu achei um absurdo, porque 90,00 é dinheiro pra caramba minha gente. Mas com isso eu só descobri que tirar carteira é sempre dinheiro pra caramba. Isso foi a menor das coisas. 

E após você ter dado okay nesses dois exames, você pode finalmente continuar seu processo. Indo no vapt-vupt, organizando documentação e etc. É um processo cheio de coisinhas. Mas depois que tudo é finalizado, você pode finalmente iniciar as aulas teóricas.



★ AULAS TEÓRICAS 

Ao menos na minha auto-escola, tem a disponibilidade de fazer aulas todos dias da semana ou apenas em 2 fins de semana. Eu optei por fazer todos os dias da semana por conta da faculdade. Os fins de semana seriam meus dias livres para estudar e etc. 

As aulas teóricas são mais sobre normas de trânsito, e pasmem: Vocês não vão aprender apenas sobre placas. KK eu sinceramente fiquei muito preocupada com a sinalização, entretanto depois de aprender 206 ossos, essas placas ai são fichinha (to rindo, mas quero chorar). Enfim, é bem mais profundo. Se trata de como se portar no trânsito, como socorrer alguém, e como sinalizar corretamente. Mas se você prestar atenção direitinho nas coisas, é bem tranquilo. Vale muito a pena estudar também o livrinho que eles dão pra você na auto-escola, muita coisa dele cai na hora da prova.



★ PROVA TEÓRICA 

A prova teórica não acontece na sua auto-escola. O que de certa forma é bom, porque você pode escolher qual o melhor dia e qual o melhor horário para fazer. Eu realmente não lembro quantas questões eram na prova, mas são bastantes, e você tem uma boa margem para poder errar. Se eu não me engano você pode errar 9 questões nessa prova. Então sem pressão.

Quando você faz ela, o resultado já sai na hora, então você já sabe se foi aprovado ou reprovado. Em caso de reprovação, acredito que tenha que esperar um prazo para poder remarcar ela. Caso não seja isso, você tem que fazer novamente todo o curso teórico. Mas como eu disse, sem pressão, é bem tranquilo. 



★ AULAS PRÁTICAS 

A hora mais esperada chegou. Agora você vai escolher qual o seu carro para fazer suas aulas!  Se você já tem alguma preferência por um carro, verifica antes de fazer seu processo se sua auto-escola tem esse carro. Eu infelizmente dei a besteira de não perguntar antes, já que eu tinha intensão de fazer em algum carro da volkswagen, que é o carro que tenho disponibilidade mas infelizmente o processo já estava aberto, então parti pra minha segunda opção: algum carro da fiat. Por fim, acabei ficando um Palio. Depois eu conto mais sobre ele mais em baixo. Você também pode escolher seu instrutor caso tenha recebido alguma recomendação de alguém, mas lembrando: Cada instrutor tem um carro, ou seja: Eu não posso pegar o instrutor x, e o carro y. Ambos tem que vir juntos.

BOM, mas voltando as aulas práticas, eu acredito que essa seja uma das melhores partes. No início é realmente estressante aprender aquele tanto de coisa que o carro tem, dar aquelas freadas bruscas, e apagar o carro. É completamente normal. Mas de verdade, lá pela 3ª aula você já tem um domínio interessante com o carro. 

A auto-escola oferece um total de 25 aulas práticas. Sendo algumas delas obrigatoriamente noturnas. E após isso dentro do pacote do processo você tem direito a uma prova. É interessante essas aulas pois você acaba tendo noção de como é a pista durante o dia e durante a noite. Se você tiver a sorte de pegar algum dia chuvoso também é interessante saber como reagir, e como o carro se comporta nessas condições.



★ PROVA PRÁTICA

Esse sim meus amigos, é o pior momento de todos. Porque afinal de contas, aquilo depende unicamente de você, e é claro que você já deve ter ouvido aquela pessoa que passou de primeira, mas também aquela que teve que fazer 14 provas até conseguir passar. Eu na verdade achava que era exagero mas realmente acontece.

Nessa prova tudo que você aprendeu com seu instrutor será avaliado. Quando eu digo tudo, é tudo mesmo. Então não deixem dúvidas passarem em branco porque isso pode ser algo que vá de reprovar. Mas eu vou dizer a mesma coisa que minha mãe me disse: "Se não passar, não tem problema. Tenta de novo até que uma hora passa". Porque gente, é um momento em que você não vai poder pensar demais antes de agir (igual na prova teórica), e você vai estar com uma pessoa que você nunca viu na sua vida ao seu lado (não é seu instrutor que faz a prova com você, e sim uma pessoa de fora), então você não sabe se ela é tranquila, rigorosa, ou se ela está em um bom dia.  A verdade é que os nervos sobem lá em cima, então a reprovação é algo NORMAL. De verdade, não se cobrem tanto quanto a isso.

Tem algumas competências que você requer muita atenção como: baliza, rampa, estacionamento, e setas. Já que a pontuação não é tão gorda como a teórica, aqui você só pode marcar 3 PONTOS. E por exemplo, uma seta errada é 2 pontos. Uma baliza mal colocada é 3 pontos. Enfim, é bem cruel no meu ponto de vista, então não fiquem com neura com isso. Se você sabe fazer, você vai conseguir fazer uma hora ou outra. O importante é não desistir.

E não desistindo uma hora você vai ouvir: "Parabéns, você pode pegar sua CNH em 15 dias utéis." E então, FIM. Então essa é minha dica pessoal:  Não desistam, aprendam o máximo que puderem, tirem todas as dúvidas, e mantenha a calma. Você vai conseguir sim! ♥

Ah! Só uma observação: Quando eu abri meu processo não tinham aulas no simulador, então não posso dizer sobre isso. Mas atualmente muita auto-escola tem já esse simulador. Minha amiga disse que é bem interessante e que ele serve para dar uma noção de dirigir. Então deve ser bem melhor você já chegar no carro sabendo dos pedais e etc! :3




★ MINHA EXPERIÊNCIA


      • Meus instrutores

Eu tive o total de 2 instrutores durante meu processo para tirar a CNH. Então vou contar um pouco sobre eles e dar algumas dicas pra vocês não perderem tempo como eu perdi.

Meu primeiro instrutor, era um homem. Ele era bem ok. Eu aprendi a ter muita confiança em dirigir com ele, mas ele era do tipo que não se importava muito sabe? E eu só percebi isso MUITO depois. Ele corrigiu as coisas que eu fazia apenas em algumas aulas. Nas outras aulas eu realmente achei que estava dirigindo super bem. Porque ele não falava nada, e eu só fazia o que pensava ser certo, já que ele não dizia nada.

Ele tanto não se importava, que eu bati o carro naquelas tartarugas de rotatória, e arrebentei o carro dele por baixo, - coisa que eu não me arrependo hoje em dia, porque eu guardo uma leve mágoa dele, e logo eu explico o porque - enfim, percebe como uma coisa leva a outra? Ele não se importava então uma sequência de coisas aconteceu até a minha primeira reprovação. 

Eu chorei bastante nesse dia, porém resolvi fazer novamente a prova. Peguei mais algumas aulas com ele, e da mesma forma. Nenhuma correção, nem nada do tipo. Fui para a prova prática, e como tinha reprovado já uma vez eu estava muito nervosa, e pra completar deu tudo errado, e assim aconteceu minha segunda reprovação. 

Sinceramente, eu me senti uma merda. Eu chorei muito novamente, e dessa vez eu demorei acho que uns 3 meses pra criar coragem de dirigir novamente. Foi um choque. Mas felizmente, não sei se vocês lembram do Aliki, aka Barbie aqui do blog. Ele tinha feito aula nessa mesma auto-escola, e no mesmo carro que eu. Ele me indicou uma instrutora nova, e assim eu  fui.

Minha segunda instrutora, era uma mulher.  Eu nem tive dúvidas. Quando o Aliki me disse sobre ela, eu já quis na hora porque ela também tinha um Palio, e afinal de contas, ele tinha passado com ela não é mesmo?! E gente, MELHOR COISA que eu fiz foi ter ficado com ela. Eu peguei um total de 2 horas diárias de aula, por 1 semana. Totalizando assim 10 aulas.

Sabe o que é você entrar no carro e perceber que na verdade você sabia dirigir igual uma idiota? Foi exatamente assim que eu me senti. Gente sinceramente ela me corrigiu as 10 aulas que eu tive. Desde a posição do banco, até a forma que eu olhava pra fazer uma curva por exemplo. Gente sério, foi horrível e maravilhoso ao mesmo tempo, porque essa vez eu realmente aprendi a dirigir. Contudo eu estava com medo de não passar na prova, pois se ela tinha corrigido desse tanto, imagina o estrago né?

Na minha última aula com ela eu sugeri que ela desse apenas os comandos que meu examinador iria me dar no dia, e assim nós fomos. KKKK gente foi só entrar em "Modo de Prova", o meu pé tremia TANTO, e isso porque eu estava com ela no carro. Foi tenso, mas foi bom pra eu sentir como eu estaria no dia seguinte. Enfim, fiz o circuito com ela, e passei em cima, com 3 pontos certinhos. Fiquei feliz, porém preocupada.

Outra coisa também é que ela foi super cuidadosa comigo, porque ela se preocupou em ensinar desvio de baliza pra mim e ela pediu até pros outros instrutores ajudarem deixando os carros na baliza pra eu aprender a fazer. Olha que pessoa maravilhosa gente♥♥ E claro que com todos esses cuidados eu consegui minha aprovação ♥



      • Minhas provas práticas

Ok! Como vocês leram lá em cima, eu reprovei 2 vezes antes de ser aprovada. Então vou contar o que aconteceu durante essas 3 vezes encarando a prova prática.

1ª  PROVA PRÁTICA

Na verdade eu estava me sentindo 10/10. Não estava nervosa, estava super tranquila. Quem iria me avaliar era uma mulher super educada. Não tinha feito nada errado até chegar na baliza. Lá também fiz tudo certo, porém na hora de sair esqueci uma seta e levei 2 pontos. Mas tudo bem. Subi para fazer a rampa, e a examinadora falou:

"Pode parar aqui". 

Dai eu fui bem linda e parei, mas quando eu parei ela deu um grito e falou.

"NÃO ERA AQUI NÃO!!!!!!" 

Dai na hora eu apavorei, e não coloquei o carro de 1ª marcha (Pra quem não sabe, quando você para o carro você tem que deixar ele de 1ª senão ele não consegue ter rotação pra sair). Ou seja, eu fiquei desesperada querendo saber o que era pra eu fazer, e ai quando fui subir o carro ele foi apagando, e claro. Reprovei na hora.

Mas eu fiquei com tanto ódio dela ter feito aquele escândalo e ter me assustado, que eu sai veloz e furiosa. NÃO FAÇAM ISSO. Mas gente sério mesmo, ela não precisava ter gritado daquele jeito comigo. Dai eu comecei a chorar na hora, e fiquei falando "A MAS EU SEI FAZER ISSO AQUI TA VENDO",  e dai eu acelerei o carro como se não houvesse amanha, coloquei de 3ª e o carro tava muito rápido, e dai ela ficou:

"Calma!!! Você quer que eu dirija pra você????" 

Dai eu tava putíssima e falei: "NÃO, EU SEI FAZER TUDO". E dai eu fiz tudo acelerei mesmo e estacionei com raiva. E dai eu só virei e falei:  "Cadê minha identidade?" Dai ela ficou: "Calma, vamos conversar". Gente eu só queria bater nela de ódio. Dai ela falou um monte de coisa relacionado a ter calma e etc, mas eu nem lembro de nada. Só peguei minha identidade e chorei o dia todo. Minha mãe que teve que tirar minha roupa, e me dar um remédio pra eu dormir, e quando eu acordei eu continuei chorando, e fiquei chorando uns 3 dias seguidos.

Nossa, mas você é tão dramática Giu. Gente não se trata de drama. É horrível você saber fazer tudo, e por conta da pessoa te apavorar você reprovar. É frustante sair de lá dessa forma, porque eu posso dizer com todas as letras, eu não estava nervosa, estava confiante e tinha certeza que ia sair de lá aprovada, mas por conta do grito dela e dela ter me passado medo eu reprovei. Então foi um choque pra mim, então eu fiquei bem mal mesmo. Porém feliz de ter feito ela ter passado medo comigo no carro. Ela me fez reprovar e eu fiz ela ficar com medo. NOVAMENTE, NÃO FAÇAM ISSO OISADJOAIJDISODAJ


2ª  PROVA PRÁTICA

Vou falar a verdade. Esse dia estava condenado a dar tudo errado. Então vou ser bem breve com tudo que aconteceu. Eu estava MUITO nervosa. Do tipo que eu não lembrava nada do que fazer no carro e tinha que ficar repetindo isso o tempo todo.

Não consegui comer pela manhã, e eu cheguei lá umas 9h da manhã, e era quase 12h e nada das provas do meu carro começarem. O meu instrutor esse dia também foi um cachorro, porque ele sumiu com o carro por um tempão. A gente não via o carro e não via ele. E meu examinador do dia, era um homem GIGANTE, e super mal humorado. Ele tava muito puto com meu instrutor porque ele tinha sumido, então imagina só:

Meu nervosismo + examinador gigante, mal humorado e puto + sumiço do meu instrutor com o carro

Gente, o negócio foi tão feio, que quando eu tirei o carro, o meu pé da embreagem tremia TANTO, e minha mão já tava suando frio. E dai o examinador pediu: Pode desviar e fazer a primeira baliza. Na hora eu soube que eu ia reprovar, porque eu nunca consegui fazer um desvio de baliza certinho, porque meu instrutor me mostrou uma vez como fazia e mesmo eu pedindo ele nunca mais me ajudou.

Dito e feito. Desviei a baliza, e fiz. A bunda do meu carro deve ter ficado um tanto enorme pra fora.  E quem tava medindo minha baliza era a examinadora da minha primeira prova KKKKK. Ai gente só rindo mesmo. Enfim, Dai o examinador só disse:

"Então a baliza deu mais de 49. Reprovou direto."

Eu fiquei tão triste gente. Dai ele teve a coragem de me falar:

"Quer tirar o carro e levar pra estacionar?" 

ATA CAPAZ que eu ia fazer isso. Eu nem peguei minha identidade - meu instrutor precisou deixar na auto-escola kkk -, só falei que não e sai correndo do carro e cheguei em casa. Chorei mais um pouco, mas dessa vez eu tava conformada. Sei lá, eu não sabia desviar mesmo. E tipo, a guria que foi antes que eu, também teve que desviar a baliza, e adivinha só, ela também reprovou. Gente foi uma reprovação em massa.


3ª  PROVA PRÁTICA


Bom, eu disse a vocês que fiz 10 aulas antes dessa última prova que eu fiz. Mas sério, quando minha última aula acabou, eu chorei muito em casa porque eu pensava assim: " Eu SEI dirigir, eu SEI fazer controle de embreagem, eu SEI sinalizações, eu NUNCA mais apaguei o carro, eu SEI TUDO. " Mas eu estava muito insegura, porque pra quem não sabe, cada prova é 250,00 pra refazer, fora o valor que você paga por aula. E claro, meu processo ia vencer em junho, então eu estava uma pilha.

Mas dessa vez eu fiz todo um ritual:

DURANTE A SEMANA ANTES DA PROVA

- Tomei uns remédios de ansiedade a semana toda. (Os meus são controlados, mas tem uns fitoterápicos show também, como água de melissa viu :3)

- Pedi pra minha mãe não contar pra ninguém que eu iria fazer a prova e eu também não contei pra ninguém. Assim a gente evita comentários e pressão de não decepcionar ninguém sabe.

- Fiquei longe das redes sociais. Todas elas. A única coisa que eu mexi nesse tempo foi um joguinho de Pluzze, e netflix. Descontei toda meu nervoso vendo série, jogando, e estudando muito. Fiz minhas provas práticas na faculdade e todas as atividades online.

- E no dia antes da prova fui dormir mais cedo.


NO DIA DA PROVA

- Eu tomei um banho bem gelado antes de ir.

- Usei o mesmo sapato que eu fiz as aulas.

- Levei fones de ouvido pra escutar música e não prestar atenção nas provas e nas conversas alheias.

- Pedi pra minha mãe que me deixasse lá sozinha. Porque ela estava tão nervosa quanto eu, e se ela estivesse lá, eu sei que ia me sentir nervosa e com mais pressão.

- Acabei encontrando uma colega aluna da minha instrutora, então me distrai com ela com pensamentos super positivos, e falando de coisas super aleatórias pra não pensar muito na prova.

- Rezei muito mesmo, e mantive meus pensamentos positivos.


NA HORA DA PROVA

Na real gente, eu estava muito nervosa mesmo. Mas a melhor coisa que a gente faz é não demonstrar nervosismo. Eu cheguei no carro, guardei minha bolsa na parte de trás. Cumprimentei a instrutora, que por sinal era um amor. Ela era super bem humorada, e foi super compreensiva sabe.

Fiz o que tinha que fazer. Comecei minha prova (rezando ainda mais pra não fazer desvio de baliza kk), e quando eu cheguei na baliza eu quase desmaiei achando que ia ter que desviar, mas dai não precisou e eu corri pra alinhar o carro pra não ter problema, VAI QUE NÉ, o carro saia e ela mandava eu desviar.

Dai fiz minha baliza show, e ..... "Giulliana, sua baliza tá certinha. 39cm aqui." 

Fiquei muito feliz porque eu pensei: Nossa eu podia alinhar mais, nossa doido eu vou bater lá atrás. Mas deu tudo certo, e ela ficou bem perto na verdade, então o alinhamento ficou perfeitinho.

Dai saí da baliza, dei as setas todinhas, e fui pra rampa.

Na rampa, a moça também foi super tranquila. Ela pediu pra eu parar na boca de lobo que tinha lá perto.

Eu parei na rampa, fiz o controle e..... "Certinho aqui também, pode sair". 

Dai eu esperei o carro fazer VROOOOM, porque se o carro voltar na rampa, você reprova também, então como eu tava calma, não tinha problema tirar um pouco mais o pé da embreagem. Dai eu tirei, e logo ela pediu pra eu virar.

Virei e ela falou .. "Olha, acelera mais um pouco, você tá na velocidade abaixo do permitido". Dai eu só concordei e fui.  E terminei minha prova, fiz as coisas certinho com calma, e parei o carro.

Ai ela falou assim: "Certinho Giulliana. Você só levou 2 pontos aquela hora por causa da velocidade baixa também. (A outra guria que tinha feito tomou ponto lá também) Mas eu entendo que vocês ficam com medo, então ta tudo certo."

E tipo como eu não manjo das coisas quando eu fico nervosa, segue o diálogo mais lindo que vou guardar pra sempre no meu coração:

- Então eu passei?
- Passou sim.
- Ai meu deus, sério?
- Aham! Aqui sua identidade.
- Meu deus, muito muito muito obrigada mesmo.
- Que isso, o mérito foi todo seu. 
Eu sai do carro com um sorriso de orelha a orelha gente. Eu achei que eu ia desmaiar ou chorar muito, mas eu só consegui rir. Corri e abracei minha instrutora. Agradeci muito, e liguei pra minha mãe.

Gente eu sou uma pessoa horrível. Eu queria sacanear minha mãe desde a primeira prova, dai é claro que eu não ia perder a oportunidade OSJDOISJ. Segue o diálogo:

- Mãe, pode vir me buscar. - voz baixa e contida.
- Ta bom. - claramente ela já tava pra baixo.
------------------- alguns minutos depois --------
- Oi. - entrei no carro de cabeça baixa.
- E ai? - ela fez uma expressão de "poxa vida".
- EU PAAAAAAAAAEEEEI AEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
- AI MEU DEUS - começa a chorar - Minha filha porque você faz isso comigo? - chorou horrores. 

SJOAIJSD Gente desculpa, mas foi muito engraçado, porque ela chorou real oficial, ela tava muito muito nervosa desde a primeira prova. Então ela teve a reação que eu devia ter tido quando eu passei. Não façam isso com a mãe de vocês, tadinha. SIAJDIIJSAI Eu fiz a prova ontem, e ela ainda chora quando conta que eu sacaneei ela, porque ela rezou muito e talz, tadinha. Mas foi daora.

Dai depois minha tia chegou em casa e eu fiquei na janela: EU PASSEEEEEEEEEEI EU PASSEI NA PROVA DE CARRO TIA DEIA, PASSEEEEI.

Sério, é a melhor sensação ver as pessoas orgulhosas, e você também se sente orgulhosa de finalmente ter conseguido alcançar seu objetivo sabe. Mas hoje, um dia depois eu me sinto indiferente. Tipo eu passei, ainda não acredito. E acho que vou continuar não acreditando até pegar de fato minha CNH.

E enfim, eu tenho prazer de dizer. Ufa, demorou mas eu passei. 



★ CONCLUSÃO

E pra finalizar vão aqui algumas dicas pra vocês que ainda vão tirar a CNH.

- Tenha bastante atenção se seu instrutor se preocupa com você. Se você não tiver afinidade com ele, ou achar que ele não está sendo o suficiente, você pode pedir para mudar de instrutor e de carro também.

- Preste bastante atenção em todas as dicas do seu instrutor, e também fique atenta com o que o seu carro está pedindo pra você. Se você domina seu carro, tudo fica mais fácil.

- Mantenha a calma. Se for preciso tomar algum remédio para seu nervosismo, tome durante toda a semana pra ver quais vão ser os efeitos que você vai ter com eles.

- Evite prestar atenção na prova das outras pessoas, e de escutar o papo furado as pessoas que estão lá. Muita gente pode ter reprovado, e isso pode te deixar inseguro. Se você for o reprovado, não conte para alguma pessoa que está fazendo a prova pela primeira vez, pelo contrário, incentive.

- Leve um fone de ouvido, e escute músicas que você goste. Isso vai te distrair do que está acontecendo a sua volta. E consequentemente te deixar mais calmo.

- Vá com o mesmo sapato que você fez suas aulas práticas.  Isso vai garantir que você não tenha nenhuma alteração na sensibilidade que você já tem ao sentir sua embreagem, freio e acelerador.

- Se você não precisa usar óculos de grau obrigatoriamente o tempo todo faça uma escolha. Ou você faz todas as suas aulas praticas + prova com ele, ou você faz sem. Mesmo que poucos graus, isso pode dar uma alteração na sua visão e noção de espaço.

- Evite contar pra muitas pessoas. Conte apenas para quem está envolvido diretamente com seu processo. Por exemplo: instrutor + seus pais. Assim você se sente mais seguro, e também não tem que dar satisfação para ninguém.

- Não deixe seu processo chegar perto de vencer. Você não sabe se vai passar de primeira, ou quantas vezes mais vai precisar fazer a prova. Então esteja sempre atenta ao prazo.

- E acima de tudo: Fique calmo. Se não der certo hoje, outro dia irá dar certo. Não desista da sua CNH. Você frequentou todas as aulas e você É SIM capaz. Então foco no seu objetivo, que você vai conseguir passar sim!


Imagem relacionada


E é isso ♥ Eu vi muito dessas dicas na internet, e como realmente me senti mais calma e segura estou passando ela pra vocês e adicionando algumas próprias também! Então não desistam e sigam em frente viu! ♥♥♥ 

Beijinhos, e a todos que pensam em tirar a carteira ou estão no processo, eu desejo toda a calma e serenidade para que vocês façam a prova bem tranquilamente viu! Eu to torcendo por vocês ♥

Beijinhos da Giuuu♥♥♥

3 comentários:

  1. Não vejo a hora de tirar a minha rs Amei teu blog <3 Estou seguindo :) Bjos

    Conheça meu blog :) | Meu perfil no instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAA você vai conseguir tirar sua carteira logo logo amorzinhaa! E muito obrigada por curtir o blog ♥♥♥

      Excluir
  2. Eu realmente amei, sabe que eu te disse aquela vez no whatsapp que eu havia treinado um dia só com meu padrasto e achei incrível, e sei já como é se sentir nervosa. Mas só vou poder tirar daqui 3 anos KKKKKK mas até lá, vou estudar bastante as suas dicas. Obrigada giu. amei o blog e vou acompanhar ele . Bjs da sasa (@uniicornea do insta)

    ResponderExcluir

♡ Oi tudo bom? Você vai comentar? YAY, Muito obrigada pelo seu comentário :3 ♡
♡ E se você gosta de kaomojis, então aqui alguns que você pode usar:
\(*T▽T*)/ ≖‿≖ ʘ‿ʘ ☆ミ(o*・ω・)ノ (⁀ ᗢ ⁀) (= ^ _ ^ =) (●´∀`●) (◕ᴗ◕✿) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (  ゜Д゜)⊃旦 (#`д´)ノ ╭(๑¯д¯๑)╮(; ̄Д ̄)(づ ̄ ³ ̄)づ ლ(́◉◞౪◟◉‵ლ) ヾ(^∇^) ( ゚▽゚)/ ( ^_^)/ ( ´ ▽ ` )ノ (ノ´∀`*)ノ ヾ(´・ω・`) ☆ミ(o*・ω・)ノ \(^▽^*) (*^▽^)/ ( ̄▽ ̄)ノ ヾ(-_-;) ヾ( ‘ – ‘*) ヾ(@⌒ー⌒@)ノ 【・_・?】ಥ_ಥ (✖╭╮✖) \(★´−`)人(´▽`★)/(*^ω^)人(^ω^*) (〜 ̄▽ ̄)〜